Estimativas Anuais de Emissões de Gases de Efeito Estufa

Relatório permite acompanhar o cumprimento do compromisso nacional voluntário para a redução das emissões de GEE

O QUE É?


O relatório das Estimativas Anuais de Emissões de Gases de Efeito Estufa é decorrente da Política Nacional sobre a Mudança do Clima, estabelecida por meio da Lei Nº 12.187/2009, que definiu o compromisso nacional voluntário de adoção de ações de mitigação com vistas a reduzir as emissões de gases de efeito estufa do Brasil.

Os dados da publicação possibilitam acompanhar o cumprimento desse compromisso. Além disso, as informações são apresentadas de modo a facilitar o entendimento dos resultados de emissões e remoções nacionais por parte dos segmentos da sociedade interessados.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) é responsável pela elaboração do relatório, bem como pelo aprimoramento da metodologia de cálculo da projeção de emissões. A base metodológica para a elaboração das Estimativas Anuais é a mesma empregada nos relatórios de referência dos Inventários Nacionais de Emissões Antrópicas por Fontes e Remoções por Sumidouros de Gases de Efeito Estufa não Controlados pelo Protocolo de Montreal. A elaboração do documento é orientada pela diretriz técnica básica do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), que inclui submeter o trabalho ao processo de validação por especialistas como parte do mecanismo de controle e garantia de qualidade das informações que nele constam.

Cada edição aborda análise dos resultados atualizados em relação à edição anterior e acrescenta novos anos à série histórica do Brasil para o registro de emissões de gases de efeito estufa, que se iniciou em 1990.

Conheça também a Comunicação Nacional do Brasil à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, o Relatório de Atualização Bienal e o Sistema de Registro Nacional de Emissões (SIRENE).

Voltar ao topo