Indicadores do Setor de Comunicações

Sobre os Indicadores

Sobre os Indicadores

Indicadores do Setor de Comunicações

As estatísticas nacionais do setor de comunicações são utilizadas para subsidiar os gestores públicos e formuladores de políticas no planejamento, implementação e monitoramento de políticas, bem como para atender às demandas de informações da sociedade. O setor responsável pelo levantamento e difusão dos indicadores, compila dados das áreas afins da pasta e os organiza para consulta por meio de 94 indicadores, disponibilizados em três serviços: “Dados do Setor de Comunicações”, “Dados de Bolso” e “Indicadores Estaduais do Setor de Comunicações”. São informações geradas pela Secretaria de Telecomunicações (SETEL), Secretaria de Radiodifusão (SERAD), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Correios.
 
Além disso, o Ministério possui parcerias com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a produção do Módulo de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na Pesquisa Nacional de por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) e com o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) para a realização do evento anual “Diálogo Interministerial sobre Políticas Públicas e Indicadores de TIC’s”. Participa, ainda, de grupos de especialistas em indicadores de TICs, como o Grupo de Especialistas da Pesquisa TIC Domicílios, do Cetic.br, bem como dos Grupos de Especialistas em Indicadores de TICs da Telecommunication Development Sector (ITU-D).

Dados Abertos

O Plano de Dados Abertos (PDA) do Ministério tem por finalidade aprimorar a transparência pública do órgão e assegurar aos cidadãos o acesso aos dados existentes em formato aberto, permitida sua livre utilização, consumo e cruzamento.

Contatos

Voltar ao topo