Relatórios de Atualização Bienal (BUR)

Compromisso assumido pelo Brasil junto à UNFCCC de apresentar informações atualizadas sobre emissão de gases do efeito estufa

O QUE É?

O Relatório de Atualização Bienal (Biennial Update Report - BUR, na sigla em inglês) é um compromisso estipulado durante a COP17, realizada em 2012, dos países em desenvolvimento, que não estão listados como Partes no Anexo I, junto à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (United Nations Framework Convention on Climate Change – UNFCCC, na sigla em inglês).

O documento apresenta informações, que devem ser atualizadas a cada dois anos, sobre o inventário nacional de emissões de gases do efeito estufa, as ações de mitigação e seus efeitos, o apoio financeiro recebido voltado às ações sobre mudança do clima e o sistema de mensuração, relato e verificação doméstico.

A elaboração do Relatório de Atualização Bienal do Brasil segue as diretrizes previstas pela Convenção do Clima, conforme prevê a Decisão 2/CP.17 - Anexo 03. O documento passa por processo de consulta e análise internacional realizada por equipe de especialistas técnicos da Convenção.

O desenvolvimento do Relatório de Atualização Bienal no Brasil é resultado de esforço interministerial, coordenado pelo Ministério das Relações Exteriores, ponto focal nacional da Convenção no país, e com a coordenação técnica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

 

Conheça também a Comunicação Nacional do Brasil à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima e o Sistema de Registro Nacional de Emissões (SIRENE).

ACESSE OS RELATÓRIOS DE ATUALIZAÇÃO BIENAL

Nome do arquivo Tipo do arquivo Tamanho do arquivo Download
Quarto Relatório de Atualização Bienal do Brasil PDF
Fourth Update Report of Brazil PDF
Terceiro Relatório de Atualização Bienal do Brasil PDF
Third Biennial Update Report of Brazil HTML
Segundo Relatório de Atualização Bienal do Brasil HTML
Primeiro Relatório de Atualização Bienal do Brasil HTML
Voltar ao topo