Unidades de Pesquisa

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações é integrado por 16 (dezesseis) Unidades de Pesquisa, às quais competem a geração, aplicação e disseminação de conhecimentos, bem como o desenvolvimento de tecnologias e a promoção da inovação em suas respectivas áreas de atuação. Trata-se de órgãos que compõem a estrutura da administração direta da União, de acordo com o Decreto nº 9.677, de 2 de janeiro de 2019 (que aprova a estrutura regimental do MCTIC). Tais Unidades são acompanhadas e avaliadas com base em seus respectivos Termos de Compromisso de Gestão (TCGs), instrumento mutuamente pactuado entre o MCTIC e a Unidade de Pesquisa. Os TCGS estão disponíveis através do seguinte link: http://www.mctic.gov.br/mctic/opencms/institucional/entidadesVinculadas/unidadesPesquisa/index.html

ico CBPF - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
Saiba mais
Missão:

Realizar pesquisa básica em Física e desenvolver suas aplicações, atuando como Instituto Nacional de Física do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e comunicações e Polo de investigação científica e de formação, treinamento e aperfeiçoamento de pessoal científico.

Área de Atuação:
  • Pesquisa em física de altas energias, física experimental, teórica e aplicada, cosmologia e astrofísica relativística;
  • Formação científica;
  • Instrumentação científica;
  • Tecnologia da informação e computação.
Contribuição Social:

O CBPF contribui para o desenvolvimento social por meio do desenvolvimento científico, atuando na promoção e popularização do conhecimento de Física com projetos específicos como o Laboratório Didático, o Laboratório de Divulgação Científica e o Programa de Formação Continuada de Professores do Ensino Médio da Rede Pública.

Saiba mais: http://portal.cbpf.br/

ico CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
Saiba mais
Missão:

O Cemaden tem como missão realizar o monitoramento das ameaças naturais em áreas de risco em municípios brasileiros suscetíveis à ocorrência de desastres naturais, além de realizar pesquisas e inovações tecnológicas que possam contribuir para a melhoria de seu sistema de alerta antecipado, com o objetivo final de reduzir o número de vítimas fatais e prejuízos materiais em todo o País.

Área de Atuação:
  • Monitoramento e emissão de alertas de desastres naturais;
  • Desenvolvimento de capacidade científica, tecnológica e de inovação para continuamente aperfeiçoar os alertas de desastres naturais.
Contribuição Social:

O Cemaden tem como contribuição social salvaguardar vidas e diminuir a vulnerabilidade social, ambiental e econômica decorrente dos significativos desastres naturais que acontecem no Brasil provocados especialmente por inundações, enxurradas e deslizamentos.

Saiba mais: http://www.cemaden.gov.br/

ico CETEM - Centro de Tecnologia Mineral
Saiba mais
Missão:

Desenvolver tecnologias inovadoras e sustentáveis, e mobilizar competências visando superar desafios nacionais do setor mineral. 

Área de Atuação:
  • Caracterização de Materiais (química, mineralógica e tecnológica de rochas, minérios, resíduos e gemas)
  • Tecnologias Minerais (lavra e beneficiamento de rochas ornamentais, processamento mineral, metalurgia extrativa e processos biotecnológicos) 
  • Tecnologias Ambientais (aproveitamento de resíduos e reciclagem de materiais, tratamento de efluentes industriais, recuperação ambiental de solos contaminados e de áreas mineradas)
  • Estudos para a Sustentabilidade da Indústria  Mineral (economia circular, impactos ambientais e socioeconômicos e análise de ciclo de vida)
  • Produção de Materiais de Referência Certificados
Contribuição Social:

O Cetem atua no desenvolvimento de tecnologias para a produção sustentável dos recursos minerais brasileiros, contribuindo para a inovação tecnológica das empresas do setor mineral.

Saiba mais: http://www.cetem.gov.br

ico CETENE - Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste
Saiba mais
Missão:

Desenvolver, introduzir e aperfeiçoar inovações tecnológicas que tenham caráter estratégico para o desenvolvimento econômico e social da Região Nordeste, promovendo cooperações baseadas em redes de conhecimento e nos agentes da economia nordestina.

Área de Atuação:
  • Biotecnologia;
  • Nanotecnologia;
  • Microeletrônica.
Contribuição Social:

O Cetene domina tecnologias de multiplicação em larga escala de espécies vegetais importantes para a agricultura familiar na Região Nordeste como a palma forrageira, sisal e inhame.

Saiba mais: http://www.cetene.gov.br/

ico CTI - Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
Saiba mais
Missão:

Gerar, aplicar e disseminar conhecimentos em Tecnologia da Informação, em articulação com os agentes socioeconômicos, promovendo inovações que atendam às necessidades da sociedade.

Área de Atuação:
  • Projeto, pesquisa, desenvolvimento e inovação em componentes eletrônicos, incluindo displays, CI, fotônica e energia fotovoltaica;
  • Apoio ao desenvolvimento industrial no contexto de melhoria de processos de software, benchmarking industrial, robótica e visão computacional e teste de qualificação de produtos eletrônicos e componentes;
  • Apoio às políticas públicas: TI Maior, Encti, Política Nacional de Resíduos Sólidos, Plano Viver sem Limite, Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais e SUS;
  • Aplicação de TI na saúde: tecnologias tridimensionais, prototipagem rápida para o planejamento de cirurgias, comunicação aumentativa e alternativa e sistemas para previsão de demanda de hemocomponentes.
Contribuição Social:

O CTI aplica e dissemina conhecimentos em Tecnologia da Informação, em articulação com os agentes socioeconômicos, promovendo inovações que atendam às necessidades da sociedade.

Saiba mais: http://www.cti.gov.br/

ico IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Saiba mais
Missão:

Promover a competência, o desenvolvimento de recursos e a infraestrutura de informação em ciência e tecnologia para a produção, socialização e integração do conhecimento científico-tecnológico.

Área de Atuação:
  • Ciência da Informação;
  • Comunicação e divulgação científicas;
  • Acesso livre à informação científica e tecnológica;
  • Transferência de tecnologias da informação;
  • Inclusão informacional e inovação social.
Contribuição Social:

O Ibict disponibiliza, em texto completo e livre de custos, a produção científica de instituições de ensino e pesquisa brasileiras. O Ibict divulga pesquisas brasileiras em linguagem acessível, de fácil leitura e compreensão.

Saiba mais: http://www.ibict.br/

ico INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Saiba mais
Missão:

Gerar e disseminar conhecimentos e tecnologias e capacitar recursos humanos para o desenvolvimento da Amazônia.

 

Área de Atuação:
  • Biodiversidade – o conhecimento da diversidade biológica da região amazônica e seus aspectos ecológicos;
  • Dinâmica ambiental – o entendimento do ecossistema amazônico nos seus diferentes componentes: físicos, biológicos e sociais;
  • Tecnologia e Inovação – a aplicação do conhecimento adquirido sobre recursos naturais para o desenvolvimento de técnicas, processos e produtos que atendam às demandas socioeconômicas;
  • Sociedade e ambiente – a dinâmica das populações e suas implicações socioambientais, com vista à manutenção da qualidade de vida.
Contribuição Social:

O Inpa gera informações que subsidiam a formulação de políticas públicas e permitem a tomada de decisões, e produz propostas de alternativas eficientes nas áreas de segurança alimentar, saúde e acesso à água de qualidade e energia.

Saiba mais: http://portal.inpa.gov.br/

ico INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Saiba mais
Missão:

Produzir ciência e tecnologia nas áreas espacial e do ambiente terrestre e oferecer produtos e serviços singulares em benefício do Brasil.

Área de Atuação:

Ciências espaciais e atmosféricas; Previsão de tempo e estudos climáticos; Observação da Terra; Ciência do sistema terrestre; Engenharia e tecnologia espacial; Rastreio e controle de satélites; Integração e testes de satélites; Atividades associadas em sensores e materiais, plasma, computação e matemática aplicada, combustão e propulsão.

Contribuição Social:

O Inpe desenvolve, opera e utiliza sistemas espaciais ou com acesso ao espaço para o avanço da ciência, da tecnologia e das aplicações nas áreas do espaço exterior e do ambiente terrestre. O projeto, construção, integração e controle de satélites feitos pela indústria nacional, a previsão numérica de tempo e clima terrestre e espacial, o monitoramento dos biomas brasileiros e a elaboração de cenários de mudanças climáticas globais, derivados desse avanço, fazem parte da contribuição do Inpe para a sociedade brasileira.

Saiba mais: http://www.inpe.br/

ico INSA - Instituto Nacional do Semiárido
Saiba mais
Missão:

Viabilizar soluções interinstitucionais para a realização de ações de pesquisa, formação, difusão e formulação de políticas para a convivência sustentável do Semiárido brasileiro, a partir das potencialidades socioeconômicas e ambientais da região.

Área de Atuação:
  • Biodiversidade e uso sustentável;
  • Sistemas de Produção;
  • Recursos hídricos;
  • Desertificação.
Contribuição Social:

A pesquisa sobre temas como a bioprospecção e biotecnologia, e a realização de pesquisa-ação com famílias camponesas para o estudo da resiliência de sistemas produtivos a eventos climáticos extremos transitam pelas fronteiras do saber científico a partir de problemas reais, contextualizados, buscando mudar a vida das pessoas. E nessa construção, as pessoas, as famílias, as comunidades e setores organizados têm sido protagonistas do processo, convertendo os conhecimentos na sua esperança da construção de alternativas para a superação da miséria e da pobreza.

Saiba mais: http://www.insa.gov.br/

ico INT - Instituto Nacional de Tecnologia
Saiba mais
Missão:

Participar do desenvolvimento sustentável do Brasil, por meio da pesquisa tecnológica, da transferência do conhecimento e da promoção da inovação.

Área de Atuação:
  • Desenvolvimento Tecnológico em Desenho Industrial, Ensaios em materiais e produtos, Química analítica e Processamento e caracterização de materiais;
  • Tecnologias Aplicadas de Catálise e processos químicos, Corrosão e degradação, Energia e Engenharia de avaliações e de produção;
  • Inovação tecnológica;
  • Certificação de produto.
Contribuição Social:

Voltado à Inovação, o INT contribui para a sociedade transferindo tecnologias para empresas e por meio da realização de serviços técnicos especializados e da certificação de produtos. Com característica multidisciplinar, o Instituto atua ainda em temas tecnológicos estratégicos e atuais, como as tecnologias sociais, que incluem tecnologias assistivas, direcionadas à melhoria da acessibilidade e qualidade de vida de pessoas com deficiências.

Saiba mais: http://www.int.gov.br/

ico LNA - Laboratório Nacional de Astrofísica
Saiba mais
Missão:

Planejar, desenvolver, prover, operar e coordenar os meios e a infraestrutura para fomentar, de forma cooperada, a astronomia observacional brasileira.

Área de Atuação:
  • Gerenciamento e operação da infraestrutura observacional astronômica;
  • Desenvolvimento tecnológico em instrumentação astronômica;
  • Pesquisa, ensino e extensão em Astrofísica;
  • Desenvolvimento e disponibilização de bancos de dados astronômicos.
Contribuição Social:

O LNA, como gerador de conhecimento científico e tecnológico, cria material didático e abre seus observatórios às escolas, patrocinando a inclusão científica de milhares de crianças e jovens com pouco acesso à informação.

Saiba mais: http://lnapadrao.lna.br/

ico LNCC - Laboratório Nacional de Computação Científica
Saiba mais
Missão:

Realizar pesquisa, desenvolvimento e formação de recursos humanos em Computação Científica, em especial na construção e aplicação de modelos e métodos matemáticos e computacionais na solução de problemas científicos e tecnológicos, bem como disponibilizar ambiente computacional para processamento de alto desempenho, tendo como finalidades o avanço do conhecimento e o atendimento às demandas da sociedade e do Estado brasileiro.

Área de Atuação:
  • Tecnologia de Medicina Assistida por Computação;
  • Modelagem Computacional em Reservatórios de Petróleo, Águas Subterrâneas e Captura de CO2;
  • Modelagem de Fraturamento de Rocha;
  • Modelagem Molecular;
  • Bioinformática;
  • Processamento de modelos moleculares;
  • Simulação e Gerenciamento de Reservatórios;
  • Visualização avançada, participante do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec).
Contribuição Social:

Contribui para o avanço da ciência, formação de pesquisadores, facilitação do uso da computação de alto desempenho no meio acadêmico e setor empresarial, e promoção e disseminação das aplicações da Computação Científica.

Saiba mais: http://www.lncc.br/estrutura/default.php

ico MAST - Museu de Astronomia e Ciências Afins
Saiba mais
Missão:
  • Realizar pesquisas de História do Desenvolvimento Científico e Tecnológico Brasileiro;
  • Realizar a alfabetização científica em espaços não formais de educação;
  • Preservar acervos científicos e tecnológicos e socializá-los por atividades museológicas e acadêmicas.
Área de Atuação:
  • História das Ciências e da Tecnologia no Brasil;
  • Desenvolvimento social das ciências;
  • Popularização e educação em ciências em espaços não formais;
  • Divulgação científica para inclusão social;
  • Preservação de acervos históricos de cientistas, de instituições e instrumentos científicos do Brasil;
  • Arquivo da cultura científica brasileira.
Contribuição Social:

O Mast é um instituto de pesquisa para o desenvolvimento social, contribuindo para a construção de uma ciência cidadã e para a inclusão social.

Saiba mais: http://www.mast.br/

ico MPEG - Museu Paraense Emílio Goeldi
Saiba mais
Missão:

Realizar pesquisas, promover a inovação científica, formar recursos humanos, conservar acervos e comunicar conhecimentos nas áreas de ciências naturais e humanas relacionadas à Amazônia.

Área de Atuação:
  • Biodiversidade - Biogeografia, Sistemática Zoológica e Botânica; Inventário;
  • Ecossistemas Amazônicos - Estrutura, Dinâmica e Conservação; Monitoramento e Manejo de Recursos Naturais;
  • Sociodiversidade & Dinâmicas Socioculturais - Antropologia das sociedades amazônicas, Etnobiologia, Etnoecologia e Etnomuseologia, Arqueologia Pré-histórica e Histórica da Amazônia, Linguística Indígena na Amazônia; Uso da Terra e Ordenamento Territorial;
  • Biotecnologia e Inovação - Inovação e Transferência de Tecnologia, Propriedade Intelectual e Proteção ao Conhecimento.
Contribuição Social:

Museu Goeldi há 150 anos investiga, coleta testemunhos, analisa processos, produz conhecimento científico e contribuindo para o desenvolvimento da Amazônia.

Saiba mais: http://www.museu-goeldi.br/

ico ON - Observatório Nacional
Saiba mais
Missão:

Realizar pesquisa e desenvolvimento em Astronomia, Geofísica e Metrologia em Tempo e Frequência, formar pesquisadores em seus cursos de pós-graduação, capacitar profissionais, coordenar projetos e atividades nessas áreas e gerar, manter e disseminar a Hora Legal Brasileira.

Área de Atuação:
  • Astronomia e astrofísica;
  • Geofísica;
  • Tempo e Frequência.
Contribuição Social:

O Observatório Nacional realiza, em parceria com diversas empresas, estudos de prospecção geofísica, contribuindo para a localização de minério, petróleo e gás natural, tanto no continente como no oceano. O ON, ao combinar diferentes métodos geofísicos, desenvolve estudos inovadores nessa área. As pesquisas geofísicas são imprescindíveis à matriz energética brasileira, especialmente na busca da autossuficiência do País em relação ao petróleo, e colaboram para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Saiba mais: http://www.on.br/index.php/pt-br/

ico INMA - Instituto Nacional da Mata Atlântica
Saiba mais
Missão:

Realizar pesquisas, promover a inovação científica, formar recursos humanos, conservar acervos e comunicar conhecimentos nas suas áreas de atuação, relacionadas à Mata Atlântica.

Área de Atuação:
  • Conhecimento da biodiversidade;
  • Conservação e uso sustentável;
  • Coleções biológicas;
  • Educação e difusão.
Contribuição Social:

Compreensão e disseminação de processos que levem ao desenvolvimento sustentável e integrado – sociedade e ambiente – especialmente no domínio da Mata Atlântica.

Saiba mais: http://inma.gov.br/

Voltar ao topo