Serviços Postais

Indicadores de Serviços Postais
O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) é o supervisor da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), conforme dispõem, entre outros, os seguintes normativos:
•    O Decreto-Lei nº 509, de 20 de março de 1969, que trata da transformação do Departamento dos Correios e Telégrafos (DCT) em empresa pública;
•    A Lei nº 6.538, de 22 de junho de 1978, que trata dos serviços postais no Brasil; e
•    A Portaria MCTIC nº 217, de 25 de janeiro de 2019, que aprova os regimentos internos do MCTIC.

Assim, dentre as competências do MCTIC está a de estabelecer os índices de confiabilidade, qualidade e eficiência para a continuidade dos serviços postais explorados pela ECT.
Dessa forma, seguem abaixo as metas de universalização (de atendimento postal e de entrega postal externa), e de qualidade de entrega de objetos do serviço postal básico a serem observadas pela ECT e cujo acompanhamento de resultados é feito pelo MCTIC. Segundo a Portaria Interministerial MCTIC/MP-4.474, de 31 de agosto de 2018, a ECT deve:
•    garantir a oferta das posições de atendimento necessárias ao atendimento postal em cada município;
•    realizar a entrega postal feita por carteiro em 9.130 distritos com mais de 500 habitantes; e
•    entregar no prazo 93% dos objetos postais básicos (cartas, impressos e encomendas não urgentes).
 
Acesso aos Anexos I, II e III - Resultados referentes aos Indicadores da Portaria Interministerial MCTIC/MP - 4.474/2018
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Resultados da ECT de janeiro a novembro de 2020 PDF 133 kb
Resultados da ECT de janeiro a dezembro de 2019 XLSX 14 kb
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