Avaliação das Necessidades Tecnológicas para Implementação de Planos de Ação Climática no Brasil

Compromisso assumido pelo MCTI, como Entidade Nacional Designada para o Mecanismo de Tecnologia, junto à UNFCCC

 

O QUE É?

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) assinaram em dezembro de 2018, acordo de cooperação técnica para implementação do projeto “Avaliação das Necessidades Tecnológicas para Implementação de Planos de Ação Climática no Brasil – TNA_BRAZIL”.

O projeto é financiado pelo Green Climate Fund (GCF) e objetiva estabelecer consenso nacional para elaboração de Plano de Ação Tecnológica (TAP), considerando setores prioritários e tecnologias-chave, visando o cumprimento das metas de mitigação, levando em consideração a Contribuição Nacionalmente Determinada do Brasil (NDC) e a estratégia Brasil para o GCF.

O GCF é um mecanismo financeiro da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) que se destina a canalizar financiamento climático para os países em desenvolvimento para apoiar atividades de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Por sua vez, reportes de TNA são uma obrigatoriedade dos países no âmbito do mecanismo de tecnologia da Convenção, do qual o MCTI é a Entidade Nacional Designada (END).

Trata-se de documento oficial do Brasil a ser submetido à UNFCCC, que dará subsídios a priorização de investimentos em tecnologias climáticas pelos mecanismos financeiros da Convenção.

Compreender as necessidades tecnológicas é um ponto de partida para uma ação eficaz em termos de mitigação de emissões e adaptação aos efeitos adversos da mudança do clima. Para determinar suas prioridades em tecnologias climáticas, os países realizam TNAs com base em seus planos nacionais de desenvolvimento sustentável. O objetivo dos TNAs é desenvolver capacidade nacional e facilitar a análise e priorização de tecnologias climáticas para apoiar a implementação do Acordo de Paris e a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

ARRANJO INSTITUCIONAL 

Os resultados são validados por diferentes atores pertencentes às Câmaras Setoriais (CS) e Comitê Técnico Consultivo (CTC) do projeto TNA_BRAZIL, respectivamente compostos por especialistas, do setor privado e da academia, e membros de governo.

O engajamento dos principais stakeholders, incluindo tomadores de decisão durante todo o processo do TNA, é fundamental para garantir que as tecnologias priorizadas sejam incluídas em programas, estratégias e planos governamentais. Além disso, o arranjo auxilia na fundamentação de acesso a financiamento junto a mecanismos nacionais e internacionais. 

Publicações do Projeto TNA_BRAZIL

Nome do arquivo Tipo do arquivo Tamanho do arquivo Download
Relatório de avaliação de necessidades tecnológicas para implementação de planos de ação climática no Brasil: mitigação PDF 6137 kb
Report on the technology needs assessment for the implementation of climate action plans in Brazil: mitigation PDF 6105 kb
Planos de Ação Tecnológica para os setores do sistema energético, agricultura, florestas e outros usos da terra PDF 6934 kb
Technology action plans for the energy system, agriculture, forestry and other land use sectors PDF 6294 kb
Planos de Ação Tecnológica para os setores do sistema energético, agricultura, florestas e outros usos da terra – Sumário Executivo PDF 6680 kb
Technology action plans for the energy system, agriculture, forestry and other land use sectors – Executive summary PDF 6723 kb
Diretrizes de financiamento para as tecnologias e planos de ação tecnológica do projeto TNA_BRAZIL PDF 6220 kb
Financing guidelines for the technologies and technology action plans in the TNA_BRAZIL project PDF 6176 kb

Acesse informações adicionais sobre o Projeto TNA_BRAZIL

Nome do arquivo Tipo do arquivo Tamanho do arquivo Download
Fact Sheet - Projeto TNA_BRAZIL (Síntese do Projeto) PDF 423 kb
Apresentação do Projeto (Síntese das Atividades do Projeto) PDF 229 kb

CICLO DE WEBINÁRIOS REGIONAIS

Durante os webinários, a Direção Nacional do projeto e a SITAWI Finanças do Bem, empresa com ampla experiência em apoio a financiamento para tecnologias sustentáveis, difundirão ações concretas, com cronogramas de adoção, atores a serem mobilizados, custos e opções de financiamento para alavancar a aplicação dos seguintes pacotes tecnológicos: veículos elétricos a pilha combustível a etanol; veículos híbridos flex; indústria 4.0; materiais inovadores para cimento; solar fotovoltaica flutuante; fogões solares; aproveitamento energético de resíduos agrícolas; monitoramento por satélite; silvicultura com plantios mistos para restauração; silvicultura com melhoramento genético de espécies nativas; agricultura de precisão; e melhoramento genético na pecuária bovina de corte.

Adicionalmente, objetiva-se proporcionar aos participantes o conhecimento de todas as tecnologias priorizadas e prover uma compreensão detalhada do plano de ação para a tecnologia vocacional para a região, assim como apresentar as possibilidades de suporte e financiamento disponíveis. Neste caso, será desenvolvido exercício de acesso à base de dados dos mecanismos, que será disponibilizada em breve neste sítio eletrônico.

A relevância da difusão e opções de financiamento de projetos baseados nos Planos de Ação Tecnológica reside na possibilidade de tais tecnologias permitirem alavancar a atividade econômica por meio do desenvolvimento sustentável, ou seja, utilizando tecnologias de baixo carbono que permitem reduzir a emissão de GEE. A ação torna-se ainda mais importante no atual contexto e para o futuro pós-pandemia, pois as informações são fundamentais para a implementação de projetos que dependem de financiamento nacional ou internacional. Isso porque o projeto prioriza as tecnologias do país e organismos financiadores, como o GCF, requerem a chancela desta priorização para a liberação dos recursos.

Os planos de ação foram elaborados com a contribuição de diferentes atores pertencentes às Câmaras Setoriais (CS) e Comitê Técnico Consultivo (CTC) do projeto TNA_BRAZIL, respectivamente compostos por especialistas, do setor privado e da academia, e membros de governo. Trata-se de documento oficial do Brasil a ser submetido à UNFCCC, o que permitirá a priorização de investimentos pelos mecanismos financeiros da Convenção. 

 

Público-alvo e datas de realização

Os webinários são destinados a atores interessados na implementação de projetos baseados nas tecnologias anteriormente listadas. As reuniões ocorrerão em formato remoto às 14 horas (horário de Brasília), conforme datas, link para acesso e programação indicados na Programação do Ciclo de Webinários Regionais, a seguir.

 

Ciclo de Webinários Regionais

Nome do arquivo Tipo do arquivo Tamanho do arquivo Download
Programação completa PDF 294 kb
Guia de implementação dos Planos de Ação Tecnológica PDF 5055 kb
Policy Briefs dos Planos de Ação Tecnológica PDF 32497 kb
Guia eletrônico das opções de financiamento para tecnologias priorizadas HTML
Vídeo do webinário da região Sul MP4 315430 kb
Vídeo do webinário da região Sudeste MP4 316512 kb
Vídeo do webinário da região Centro-Oeste MP4 287504 kb
Vídeo do webinário da região Nordeste MP4 297060 kb
Vídeo do webinário da região Norte MP4 272614 kb
Voltar ao topo