Características e aplicações de radioisótopos

O que é?

Radioisótopos são elementos químicos cuja configuração atômica é instável, de modo que estão sujeitos à ocorrência um rearranjo das partículas atômicas, durante o qual ocorre a emissão de radiação. Uma das propriedades mais conhecidas da radiação GAMA é a sua capacidade de penetração na matéria e os danos que, se aplicada em doses elevadas e sem controle, pode causar à saúde. Entretanto, essa mesma característica de elevada penetração pode ser utilizada de forma medicinal em radioterapias, na indústria em gamagrafias e na agricultura, no controle de pragas e esterilização de alimentos.

Não obstante, alguns radioisótopos, sob certas condições, combinam a característica de emitirem radiações em níveis moderados e por períodos curtos, de tal forma que são inofensivos para a saúde humana, ao mesmo tempo em que essa radiação é facilmente detectável. Essa característica da extrema facilidade de detecção propicia a utilização de radioisótopos na medicina, em processos industriais e no controle ambiental.

Na medicina, são amplamente utilizados na produção de imagens para diagnóstico; em processos industriais, como traçadores para permitir verificar o fluxo de fluidos quentes, corrosivos ou venenosos, e no controle ambiental, radionuclídeos naturais são utilizados como traçadores para verificar o transporte de materiais pelas águas e sua difusão no solo.

Voltar ao topo