O que é?

A pesquisa, o desenvolvimento e a inovação na área nuclear contemplam as áreas de geração termonuclear e das aplicações de radioisótopos.

A geração termonuclear é baseada na geração de energia térmica a partir da fissão do núcleo de alguns elementos, tipicamente do isótopo do urânio com massa 235, ou da fusão nuclear, fenômeno cuja pesquisa no Brasil ainda busca resultados economicamente viáveis.

Os radioisótipos são isótopos de elementos elementos radioativos utilizados principalmente na medicina (diagnóstico e terapia), indústria e com finalidade de pesquisa. Isótopo instável de um elemento que decai ou se desintegra, emitindo radiação.

Praticamente em todos os materiais há isótopos radioativos; rigorosamente em qualquer lugar do planeta é possível medir a radioatividade ambiente. Praticamente na totalidade dos lugares, essa radioatividade ocorre em níveis inofensivos, muito abaixo daqueles que requerem algum tipo de proteção ou cuidado. A radioatividade também não é um fenômeno único; há tipos diferentes de radiação.

APLICAÇÕES DA ENERGIA NUCLEAR:

  • Radiofármaco: É uma espécie de radioisótopo usado na medicina. Exemplo bem conhecido é o iodo-131 que emite raios gama e possui meia-vida de 8 dias. É usado para diagnosticar doenças na glândula tireóide.
  • Radioesterilização: É a técnica de esterilização por radiação ionizante usada em instrumentos cirúrgicos e produtos farmacêuticos. É altamente eficiente, econômica e segura, tendo a vantagem de proporcionar a esterilização dos produtos já na embalagem final. Exemplos de produtos esterilizados comercialmente: luvas e kits cirúrgicos, seringas descartáveis, suturas, implantes, agulhas etc.
  • Radioterapia: É uma das aplicações da energia nuclear na medicina. É a técnica que consiste na utilização de fontes de radiação para tratamento de tumores.
  • Gamagrafia: Utilizada na indústria, é uma técnica nuclear similar a uma radiografia (impressão de radiação gama em filme fotográfico) de peças metálicas ou de estruturas de concreto, tornando possível verificar se há defeitos ou rachaduras.
  • Irradiação de alimentos: A tecnologia de irradiação de alimentos, aprovada pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e utilizada em 37 países, é um método eficaz para melhorar a qualidade de produtos alimentícios.
    Utilizado em frutas frescas, grãos e vegetais, este processo previne o brotamento, retarda a maturação e aumenta o tempo de conservação dos alimentos. Estes são submetidos a uma quantidade minuciosamente controlada de radiação. Cabe destacar que, os alimentos irradiados não ficam radioativos, ou seja, não causam danos à saúde.
  • Traçadores radioativos: Os traçadores radioativos permitem estudar o metabolismo de plantas e o comportamento de insetos. Com isso, podem ser empregadas técnicas para eliminação de pragas por meio dos predadores naturais, sem o uso de inseticidas.
  • Aparelhos de raio-X: Aparelhos de raios X produzem radioatividade a partir da eletricidade e não possuem material radioativo. Uma vez desconectados de um sistema elétrico não oferecem riscos de emitir radiação ionizante.
  • Agricultura, medicina e indústria: Na agricultura, o uso dessa tecnologia está melhorando a conservação dos alimentos que o homem do campo produz. Na área médica, há aplicações no diagnóstico e tratamento de uma série de doenças. Já na indústria, é possível esterilizar instrumentos cirúrgicos e produtos farmacêuticos
Voltar ao topo