Os riscos associados e as formas de mitigá-los

O que é?

A energia nuclear pode ser benéfica à saúde humana, na forma de procedimentos diagnósticos e terapêuticos, ajuda a preservar o meio ambiente e possui diversas aplicações na agricultura e na indústria. Entretanto, o extravio e o mau uso de fontes radioativas, bem como o vazamento dos produtos de fissão em uma usina nuclear, podem acarretar a perda de vidas humanas e danos ao meio-ambiente. Em todos os casos, o conhecimento é a maior fonte de segurança. No caso das fontes utilizadas na medicina, na indústria e na agricultura, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) detém o monopólio, em nome do Estado Brasileiro, da distribuição de fontes radioativas.

Cada fonte tem a sua localização conhecida e acompanhada. Também se investe na pesquisa regulatória, para que as medidas de segurança, que são transformadas em norma, sejam cada vez mais eficazes. Quanto aos acidentes que envolvem a aspersão na atmosfera de produtos da fissão em usinas nucleares, os mais graves foram o de Chernobyl em 1986 e o de Fukushima em 2011.

Um relatório da ONU, de 2005, atribui 56 mortes à radiação proveniente do acidente de Chernobyl, até aquela data, e estima que mais 4000 pessoas devem ter tido suas vidas abreviadas como consequência daquele desastre. Já no caso de Fukushima, nenhuma morte devido à radiação foi identificada até hoje, mas cerca de 300.000 pessoas tiveram que ser evacuadas e a contaminação não permitiu que cerca de 19.000 pessoas retornassem a suas casas. Na verdade, quando ocorre um acidente desse tipo, embora traços de produtos de fissão radioativos possam ser detectados até em outros continentes, os danos e a necessidade de recuperação ambiental não ultrapassam o raio de 10 km.

No acidente de Chernobyl, ocasionado por falha de procedimentos de operação, quer seja pelo uso de material não muito adequado como moderador (grafite), quer seja pela ausência de medidas de mitigação pelo governo soviético, a dispersão causou milhares de vítimas.As medidas para prover segurança à operação de usinas nucleares são o aperfeiçoamento contínuo dos projetos de engenharia e os exercícios de evacuação da população, promovidos anualmente em todas as localidades onde há usinas nucleares.

Voltar ao topo