Indústria aeronáutica brasileira: das melhores do mundo

O que é

A partir dos anos 1970, a industrialização brasileira passou a ser política de Estado. Com isso, a EMBRAER, criada em 1969 e privatizada em 1994, Tornou-se uma das quatro maiores fabricantes de aeronaves do mundo, contribuindo diretamente para a inserção do país no seleto rol de nações que detêm a tecnologia de projeto e produção em escala de aeronaves e sistemas embarcados, contribuindo ano a ano para o saldo positivo na balança comercial brasileira.O início de tudo foi exatamente quando, nos anos pós II Guerra, homens de visão como Casemiro Montenegro Filho deram ao país a noção de importância estratégica no domínio da tecnologia aeronáutica. Daí, originou-se o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), aliado a um centro de pesquisas e desenvolvimento à sua volta, o Centro Técnico da Aeronáutica (CTA). Com tal oportuna combinação, em um mesmo local, de uma escola de engenharia aeronáutica, institutos de pesquisa, de desenvolvimento e de certificação, o Brasil deu um fantástico salto tecnológico; salto duradouro, que permanece até os dias atuais.O projeto e a produção da aeronave do porte do KC-390 constitui um marco. Avançamos na construção, completamente nacional do software de controle de voo fly by wire, um dos grandes desafios atuais de qualquer indústria aeronáutica. A participação no projeto do Gripen NG também viabiliza o domínio de tecnologias de aeronaves supersônicas. A manutenção da posição de destaque de nossa indústria aeronáutica exige o contínuo aperfeiçoamento de ações de Ciência, Tecnologia e Inovação nas áreas de materiais, eletrônica, aerodinâmica, projeto de estruturas, manufatura aeronáutica e componentes de sistemas, tudo de forma integrada com a formação e qualificação de profissionais e pesquisadores.Inovações em materiais compostos; em materiais mais leves, mais resistentes, mais econômicos, menos poluentes e mais seguros. Pesquisa em biocombustíveis de aviação. Obtenção de uma relação peso/potência mais vantajosa, levando a um menor custo operacional. Eis premissas da indústria aeronáutica alcançadas com pesquisa e desenvolvimento.A participação do MCTIC na indústria, no fomento através de linhas de crédito, contribuiu e contribui não só com o desenvolvimento tecnológico, mas também com a geração de empregos especializados.O mais bem sucedido avião produzido no Brasil é o Super Tucano, sendo, inclusive, o primeiro avião fabricado fora dos Estados Unidos a ser utilizado pela Força Aérea Americana. A aeronave também já foi exportada para cerca de dez países, tornando-se o melhor equipamento em sua categoria, seja em missões de vigilância do espaço aéreo, de policiamento de fronteiras e de ações anti-guerrilha. Seu envelope de voo e capacidade de armamento o tornam um caça de baixo custo operacional, ideal também se empregado como treinador avançado para pilotos de caça.Assim, o MCTIC articula e coordena ações de C,T&I aeronáuticas, congregando as atividades dos diferentes órgãos públicos com a sociedade e a indústria, visando à ampliação de oportunidades e a superação de óbices no âmbito aeronáutico civil e militar.

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