Redes de Centros de Inovação

O que é?

Os Centros de Inovação é um componente do Programa Sibratec constituído por Redes temáticas destinadas a gerar e transformar conhecimentos científicos e tecnológicos em produtos, processos e protótipos com viabilidade comercial para promover inovações incrementais ou radicais.

Cada Rede Sibratec de Centros de Inovação é temática para atender a demandas empresariais de projetos para desenvolvimento de produtos ou processos em setores de mercado ou tecnológicos específicos.

Os recursos aportados pelas Redes para desenvolvimento dos projetos cooperativos são provenientes da Finep/MCTIC no valor de até 95% dos custos de cada projeto e o restante de contrapartida da empresa, conforme seu porte econômico.Atualmente estão constituídas 13 Redes Sibratec de Centros de Inovação integradas por 91 centros de inovação públicos e privados sem fins lucrativos que operam a nível nacional, que atuam nos seguintes segmentos tecnológicos ou de mercado:REDESManufatura de Bens de CapitalVitiviniculturaMicroeletrônicaNanocosméticosVisualização AvançadaTecnologias para Veículos ElétricosEletrônica para ProdutosEquipamentos e Componentes Médico-Hospitalar-OdontológicoNanomateriais e NanocompósitosNanodispositivos e NanosensoresTecnologias Digitais de Informação e ComunicaçãoPlásticos e BorrachasInsumos para Saúde e Nutrição Animal

Detalhes

Os serviços das Redes Sibratec de Centros de Inovação são prestados para as empresas que demandam o desenvolvimento de produtos e processos nas áreas temáticas das Redes.

Contato

As empresas interessadas nos serviços devem procurar a coordenação das Redes, disponível no site:

http://www.portalinovacao.mcti.gov.br/sibratec/#/centros

Após a solicitação da empresa o projeto é avaliado por até cinco coordenadores do Núcleo de Coordenação da Rede e, quando aprovado, contratado e executado pela ICT indicada pela empresa ou pelo Núcleo.

Prazos

Os prazos para a prestação dos serviços às empresas dependem da aprovação do projeto pelo Núcleo de Coordenação da Rede, sua contratação pela empresa e ICT executora e o cronograma de execução do projeto.

As Redes Sibratec de Centros de Inovação não têm prazo de vigência e a continuidade de sua operação depende dos recursos aportados para sua manutenção pelos entes públicos e privados que financiam as Redes.

Legislação

As Redes Sibratec de Centros de Inovação estão previstas no Decreto nº 6.257, de 20 de novembro de 2007 e regulamentadas pela Resolução do Comitê Gestor Sibratec nº 001, de 17 de março de 2008.

Publicações

Nome da Categoria | X registros
Voltar ao topo