Chamadas Coordenadas em Tecnologias da Informação e Comunicação
O que é
As chamadas coordenadas visam apoiar e promover a realização de projetos de pesquisa e desenvolvimento em áreas estratégicas de TIC entre instituições científicas e tecnológicas brasileiras e estrangeiras.
Atualmente, a SEPIN/MCTIC desenvolve e supervisiona esse tipo de parceria com a União Europeia e com os EUA.Chamadas Coordenadas com a União EuropeiaO Brasil e a União Europeia vêm estreitando os laços de cooperação em ciência e tecnologia por meio do lançamento conjunto de chamadas para projetos avançados de P&D na área de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
O objetivo das Chamadas Coordenadas é apoiar e promover a realização de projetos conjuntos de pesquisa e desenvolvimento na área de TIC, por meio de consórcios entre instituições científicas e tecnológicas e empresas brasileiras e europeias.
Até o momento, Brasil e União Europeia já lançaram 4 chamadas coordenadas em TIC.A 1ª Chamada foi lançada em 2010 e contemplou 5 projetos nas linhas temáticas de Microeletrônica, Microssistemas, Sistemas Embarcados, Internet do Futuro, e-infraestrutura.
A Chamada foi encerrada em fevereiro de 2015 e teve como resultados, entre outros, protótipos com biossensores para detecção de doenças tropicais e de sensores utilizados na linha de produção automobilística.
Em 2012, foi lançada a 2ª Chamada conjunta, com foco nas áreas seguintes:
Computação em Nuvem, Tecnologias Sustentáveis para Promoção de Sociedades Inteligentes, aplicações e serviços para promoção de sociedades inteligentes, aplicações e serviços para TV em ambientes Híbridos Radiodifusão/Banda Larga.
A execução dos projetos teve início em 2013, com previsão para término em 2016.Em 2015, foi lançada a 3ª Chamada Coordenada, que contemplou 5 projetos nas seguintes áreas: Computação em Nuvem, incluindo aspectos de segurança; Processamento de Alto Desempenho (High Performance Computing ou HPC); e, Plataformas Experimentais.
A 4ª Chamada foi lançada em 2017 e visa ao apoio a 6 projetos nas seguintes áreas: Computação em Nuvem (incluindo aspectos de segurança), Internet das Coisas e 5G. Os projetos têm previsão de duração de 3 anos, com início em 2017.
As chamadas coordenadas são supervisionadas e apoiadas pela SEPIN/MCTIC, que contou com a gestão operacional do CNPq nas duas primeiras edições e vem contando com a gestão da RNP nas duas últimas.Chamadas Coordenadas com os EUAO objetivo da chamada coordenada com os EUA é apoiar e promover a realização de projetos de pesquisa e desenvolvimento entre instituições científicas e tecnológicas brasileiras e norte-americanas na área de segurança cibernética.
Em 2016 foi lançada uma chamada para a execução de 5 projetos de pesquisa e desenvolvimento em segurança cibernética, contemplando os seguintes tópicos:
(a) Segurança e Privacidade em Redes;
(b) Internet das Coisas, Sistemas Ciber-humanos e Ciber-físicos; e
(c) Detecção de malware.
Desse modo, tanto a infraestrutura crítica e tecnológica quanto o lado comportamental do usuário são contemplados nas pesquisas, abarcando, assim, as várias camadas da segurança cibernética.
As chamadas em tela promovem a qualificação de recursos humanos que, combinada com as demandas e parceria do setor privado, contribuindo para a robustez do ecossistema digital em várias searas, entre elas segurança cibernética brasileiro, computação em nuvem, IoT.
Outras informações
Telefone: +55 61 2033 7967