África

África do Sul

A África do Sul, ao lado de Angola, é um dos dois países africanos com que o Brasil mantém Parceria Estratégica, firmada em julho de 2010. A pauta das relações bilaterais é extensa, sendo os dois países membros dos grupos IBAS; BRICS; BASIC; G20 financeiro; e G20 comercial. Em 2000, os dois países estabeleceram a Comissão Mista Brasil-África do Sul. Em sua quinta edição, realizada em 2013, foram estabelecidos 15 grupos de trabalho, um deles dedicado a ciência e tecnologia.

 

Em 2003, Brasil e África do Sul firmaram Acordo no Campo da Cooperação Científica e Tecnológica, que designa o Comitê Conjunto de Cooperação Científica e Tecnológica e dispõe que, inicialmente, as áreas de concentração incluem processamento agrícola, tecnologia industrial, biodiversidade, biotecnologia, energia, tecnologia limpa, tecnologias da informação e comunicação, pesquisa de materiais, ciência espacial e astronomia; e conhecimentos tradicionais.

 

Principais instrumentos bilaterais:

 

  • Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República da África do Sul para Estabelecimento de uma Comissão Mista, assinado em 13/12/2000, em vigor desde 11/05/2001.
  • Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República da África do Sul no Campo da Cooperação Científica e Tecnológica, assinado em 08/11/2003, em vigor desde 23/10/2008.
  • Comissão Mista Brasil-África do Sul:
    • 5ª reunião: 29-30/07/2013, Brasília.
  • Comitê Conjunto Brasil-África do Sul de Cooperação Científica e Tecnológica:
    • 1ª reunião: 29/05/2009, Brasília; 2ª reunião: Data a confirmar (2017, Pretória).

 

Principais projetos bilaterais:

 

  • Construção do míssil ar-ar A-Darter;
  • Plano para Cooperação Científica e Técnica no Atlântico Sul e Tropical e Oceanos Austrais.

 

Áreas prioritárias para cooperação bilateral: Agricultura de precisão, biocombustíveis, bioeconomia, biotecnologia, ciências marinhas, defesa, nuclear, segurança hídrica, alimentar e energética.

Voltar ao topo