Recursos Aplicados - Pós-Graduação

2.4.3 Brasil: Estimativa dos dispêndios em pesquisa e desenvolvimento (P&D) das instituições estaduais de ensino superior(1), por região, unidade da federação e instituição, 2000-2019


 

Fonte(s): Dispêndios: Balanços Gerais dos Estados e levantamentos realizados pelas Secretarias Estaduais de Ciência e Tecnologia ou instituições afins; número de docentes NRD3 e número de docentes permanentes da pós-graduação: http://www.capes.gov.br/, em "Estatísticas da PG", extraída em 12/06/2008; Funções docentes em exercício: Sinopse Estatística da Educação Superior - 2000-2006, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), do Ministério da Educação (MEC), extração especial.

Elaboração: Coordenação de Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação (COICT) - CGPI/DGI/SEXEC - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)

Nota(s): 1) foram utilizados o número de docentes NRD3 da pós-graduação e as funções docentes em exercício do ano de 2003;
2) até 2008, não foram localizados recursos válidos;
3) a UERN não aparece como reconhecida pela CAPES, de 2004 a 2007;
4) recursos válidos enviados pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação - SECTI, do governo do estado da Bahia, até 2004;
5) em 2006, a FAENQUIL passa a constituir a Escola de Engenharia de Lorena - EEL, da USP;
6) em 2001, a FUNDINOPI passou a integrar a Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR; e, em 2006 a FUNDINOPI tornou-se integrante da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP;
nos anos em que não existem dados, as instituições não eram reconhecidas pela Capes;
foram utilizados os valores empenhados, excluíndo-se, quando o balanço permite, as despesas com juros e amortização de dívidas, cumprimento de sentenças judiciais e despesas previdenciárias com inativos e pensionistas; estão computados os recursos do tesouro e de outras fontes dos orçamentos fiscal e de seguridade social;
a partir de 2007 passamos a utilizar o número de docentes permanentes por que a CAPES não publicou mais o número de docentes NRD3 da pós-graduação.

Atualizada em: 09/02/2022

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