Comparações Internacionais - Produção científica

Tabela 8.3.2 Número de artigos brasileiros, da América Latina e do mundo publicados em periódicos científicos indexados pela Scopus(1,2), por área do Conhecimento, 2000-2021


Fonte(s): SCImago. (2007). SJR SCImago Journal & Country Rank. Acesso em 27/07/2022, http://www.scimagojr.com. 
Elaboração: Coordenação de Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação (COICT) - CGPI/DGI/SEXEC - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)
Notas: 1) Refere-se ao número de documentos publicados;
            2) Dados atualizados em função da indexação de novos documentos na base Scopus. 
Atualizada em: 27/07/2022

Gráfico 8.3.2 Participação percentual da produção científica do Brasil e do mundo, por área do conhecimento, em relação aos respectivos totais, 2000/2021


Fonte(s): SCImago. (2007). SJR SCImago Journal & Country Rank. Acesso em 27/07/2022, http://www.scimagojr.com. 
Elaboração: Coordenação de Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação (COICT) - CGPI/DGI/SEXEC - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)
Atualizada em: 27/07/2022

Nota específica


Informações gerais sobre os indicadores de produção científica podem ser obtidas no item correspondente de Metodologia e Conceitos.

Tendo em vista que o produto de uma pesquisa materializa-se, grosso modo, em uma publicação ou uma patente, o número de artigos publicados é considerado um dos indicadores da produção científica nacional. Freqüentemente, esses dados são analisados comparativamente com os da produção técnica, permitindo avaliar, entre outros pontos, a capacidade de o país apropriar-se do conhecimento científico de que dispõe, transformando-o em avanços tecnológicos.

Estas informações referem-se ao número de artigos originários do Brasil que foram publicados em periódicos científicos indexados nas bases de dados do Institute for Scientific Information (ISI), segundo sua publicação denominada National Science Indicators. São listados também o número de artigos da América Latina e do mundo como um todo e uma comparação percentual destes valores. A soma do número de artigos publicados por país é maior do que a contabilização do total de artigos publicados no mundo devido à presença de múltiplos autores de um mesmo artigo residentes em países diferentes.

A base ISI é amplamente reconhecida como uma das mais importantes, se não a mais importante, base de informações referente à produção bibliográfica em âmbito internacional. Além da simples contabilização, que se apresenta aqui, tal base permite a produção de indicadores muito mais detalhados e complexos, a serem futuramente incorporados a esta página.

Ressalte-se que a produção bibliográfica nacional não se limita aos artigos publicados na base ISI. Por esta razão encontram-se nestas páginas informações referentes ao tema disponíveis no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Voltar ao topo