Comparações Internacionais - Patentes - EPO

Tabela 8.4.9 Pedidos de patentes de acordo com o Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT, na sigla em inglês), na área de Fármacos, segundo o país de residência do inventor e data de prioridade, de países selecionados, 1999-2018


Fonte: Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE. Acessado em 10/03/2022
http://stats.oecd.org/Index.aspx?DataSetCode=PATS_IPC 
Elaboração: Coordenação de Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação (COICT) - CGPI/DGI/SEXEC - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)
Atualizada em: 14/03/2022

Gráfico 8.4.9 Pedidos de patentes de acordo com o Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT, na sigla em inglês), na área de Fármacos, segundo o país de residência do inventor e data de prioridade, de países selecionados, 1999-2018



Fonte: Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE. Acessado em 10/03/2022
http://stats.oecd.org/Index.aspx?DataSetCode=PATS_IPC 
Elaboração: Coordenação de Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação (COICT) - CGPI/DGI/SEXEC - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)
Atualizada em: 14/03/2022

Nota específica


Informações gerais sobre patentes podem ser obtidas no item correspondente de Metodologia e Conceitos.

O conjunto de dados fornece a contagem fracionada de patentes, pois a patente pode ter mais de um inventor. São relacionados o total de pedidos de patentes de acordo com o Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT, na sigla em Inglês), na área de Fármacos, segundo o país de residência do inventor, por data de prioridade de 1999 em diante.

Este levantamento foi feito com os dados presentes no portal  da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)

Para obtê-los, na página da (OCDE),  http://stats.oecd.org/Index.aspx?DataSetCode=PATS_IPC

  selecione, se já não estiver:

No menu à esquerda:

  • Patents Statistics;
  • Patents by technology;  e
  • Patents by technology or IPC Class;

No menu à direita:

  • Patents Office & Triadic Patent Families: Patent applications filed under the PCT;
  • Reference country: Inventor(s)´s country(ies) of residence;
  • Reference Date: Priority date; e
  • Technology domains & IPC: ex: Pharmaceuticals.

Definições:

Data de Prioridade

Primeira data de preenchimento internacional de um pedido de patente, em qualquer lugar do mundo, para proteger a invenção. É a data mais antiga disponível e, portanto é a mais próxima da data da invenção, a fim de proporcionar uma medida relevante da atividade inventiva

País de residência do inventor

Indicação da inventividade da força de trabalho local (pesquisadores, laboratórios) em um determinado país.

PCT

O Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT, na sigla em Inglês), adotado em 1970, e administrado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), dispõe sobre o depósito, a pesquisa (busca por anterioridades), a publicação e o exame de pedidos internacionais. O PCT é um tratado multilateral que permite requerer a proteção patentária de uma invenção, simultaneamente, num grande número de países, por intermédio do depósito de um único Pedido Internacional de Patente. Este tratado conta com 146 países signatários (até Março de 2013), entre eles o Brasil. O PCT tem um objetivo principal: simplificar e tornar mais eficientes e econômicos os métodos anteriores e tradicionais de requerer a proteção de patente de invenção, em diversos países, no interesse dos usuários do sistema de patentes e dos Institutos, que tem a responsabilidade de administrá-lo. O PCT facilita a obtenção de patentes nos países contratantes, prevendo o depósito de um Pedido Internacional, que pode em seguida ser processado nos diversos Escritórios Oficiais nacionais ou regionais dos Estados Contratantes do PCT. O PCT permite que o pedido feito num país seja enviado para as outras nações designadas pelo depositante. O PCT apresenta o propósito de disseminar de modo mais eficaz o conhecimento técnico contido na documentação da patente.

Para informações mais detalhadas sobre o PCT acesse a Nota Geral de Patentes

Atualizada em 15.03.2021

Voltar ao topo