Recursos Humanos - Indicadores dos grupos de pesquisa

3.6.1 Brasil: Instituições, grupos, pesquisadores e pesquisadores doutores, cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, 1993/2016


Fonte(s): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Diretório dos Grupos de Pesquisa.
http://lattes.cnpq.br/web/dgp/principais-dimensoes acessado em 05/01/2017.
Elaboração: Coordenação de Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação (COICT) - CGPI/DGI/SEXEC - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)
Nota(s): Parcela significativa da tendência de crescimento observada decorre do aumento do número de instituições incluídas no levantamento e da taxa de cobertura do levantamento no âmbito das instituições.
Atualizada em: 13/02/2019

Nota específica


Para o número de instituições, de grupos de pesquisa, de pesquisadores e de doutores utilizam-se as informações do Diretório dos Grupos de Pesquisa, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), obtidas através de levantamentos periódicos junto às instituições de ensino superior e de pesquisa. Nessa tabela, adotam-se as seguintes definições:

  • Instituições: incluem as universidades, instituições isoladas de ensino superior, institutos de pesquisa científica, institutos tecnológicos, laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de empresas estatais ou ex-estatais, e em algumas organizações não-governamentais com atuação em pesquisa.

  • Grupo de Pesquisa: corresponde a um conjunto de indivíduos organizados hierarquicamente:

    • cujo fundamento organizador são a experiência, o destaque e a liderança no terreno científico ou tecnológico;

    • em que há envolvimento profissional e permanente com atividades de pesquisa;

    • no qual o trabalho se organiza em torno de linhas comuns de pesquisa; e

    • que, em algum grau, compartilha instalações e equipamentos.

  • Pesquisadores: correspondem aos componentes dos grupos de pesquisa, excetuados os estudantes e o pessoal de apoio técnico.

  • Doutores: Pesquisadores que possuem, no mínimo, título de doutorado.

Observação: Definições baseadas no próprio Diretório dos Grupos de Pesquisa, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Voltar ao topo