Recursos Humanos - Indicadores sobre o ensino de pós-graduação
3.5.2 Brasil: Alunos matriculados e titulados nos cursos de mestrado e doutorado, ao final do ano, por grande área, 1998-2020
Fonte: geocapes.capes.gov.br/geocapesds, extraído em 12/11/2021
Elaboração: Coordenação de Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação (COICT) - CGPI/DGI/SEXEC - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)
Atualizada em: 12/11/2021
3.5.2.a Brasil: Alunos titulados nos cursos de doutorado por grande área, 1998-2020
Fonte: geocapes.capes.gov.br/geocapesds, extraído em 12/11/2021
Elaboração: Coordenação de Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação (COICT) - CGPI/DGI/SEXEC - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)
Atualizado em: 12/11/2021
3.5.2.b Brasil: Alunos titulados nos cursos de mestrado(1) por grande área, 1998-2020
Fonte: geocapes.capes.gov.br/geocapesds, extraído em 12/11/2021
Elaboração: Coordenação de Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação (COICT) - CGPI/DGI/SEXEC - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)
Nota: 1) Mestrados acadêmico e profissional
Atualizado em: 12/11/2021
Nota específica
Para obtê-los, na página do Geocapes, selecione:
A classificação das Áreas do Conhecimento tem finalidade eminentemente prática, objetivando proporcionar aos órgãos que atuam em ciência e tecnologia uma maneira ágil e funcional de agregar suas informações. A classificação permite, primordialmente, sistematizar informações sobre o desenvolvimento científico e tecnológico, especialmente aquelas concernentes a projetos de pesquisa e recursos humanos.
A primeira versão da Tabela foi fruto de um esforço conjunto da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Secretaria Especial de Desenvolvimento Industrial do Ministério do Desenvolvimento Industrial (SDI/MD), da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC) e da Secretaria de Indústria e Comércio, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo.
A classificação original das Áreas do Conhecimento apresentou uma hierarquização em quatro níveis, que vão do mais geral aos mais específicos, abrangendo 08 grandes áreas, 76 áreas e 340 subáreas do conhecimento, a saber.
Essa decisão foi justificada pela necessidade operacional para atender a necessidade de organização do processo de avaliação e fomento realizado pela Capes, uma vez que é a partir da configuração da Tabela de Áreas de Conhecimento que são organizadas as Áreas de Avaliação.
De acordo com esta tabela, as Áreas de Avaliação agrupadas para suas respectivas Grandes Áreas de Conhecimento são:
Ciências Agrárias I;
Medicina Veterinária; e
Zootecnia/Recursos Pesqueiros
Ciências Biológicas II;
Ciências Biológicas III; e
Enfermagem;
Farmácia;
Medicina I;
Medicina II;
Medicina III;
Saúde Coletiva
Ciência da Computação;
Geociências;
Matemática/Probabilidade e Estatística; e
Química
Ciência Política e Relações Internacionais;
Educação;
Filosofia/Teologia: Subcomissões Filosofia;
Filosofia/Teologia: Subcomissões Teologia;
Geografia;
História;
Psicologia; e
Sociologia
Arquitetura e Urbanismo;
Ciências Sociais Aplicadas I;
Direito;
Economia;
Planejamento Urbano e Regional/ Demografia; e
Serviço Social
Engenharias II;
Engenharias III; e
Engenharias IV
Letras/Linguística
Ensino de Ciências e Matemática;
Interdisciplinar; e
Materiais.