Recursos Humanos - Indicadores sobre o ensino de pós-graduação

3.5.2 Brasil: Alunos matriculados e titulados nos cursos de mestrado e doutorado, ao final do ano, por grande área, 1998-2020


Fonte: geocapes.capes.gov.br/geocapesds, extraído em 12/11/2021
Elaboração: Coordenação de Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação (COICT) - CGPI/DGI/SEXEC - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)

Atualizada em
: 12/11/2021

 

3.5.2.a Brasil: Alunos titulados nos cursos de doutorado por grande área, 1998-2020


Fonte: geocapes.capes.gov.br/geocapesds, extraído em 12/11/2021
Elaboração: Coordenação de Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação (COICT) - CGPI/DGI/SEXEC - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)

Atualizado em: 12/11/2021

3.5.2.b Brasil: Alunos titulados nos cursos de mestrado(1) por grande área, 1998-2020


Fonte: geocapes.capes.gov.br/geocapesds, extraído em 12/11/2021
Elaboração
: Coordenação de Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação (COICT) - CGPI/DGI/SEXEC - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)
Nota: 1) Mestrados acadêmico e profissional

Atualizado em
: 12/11/2021

Nota específica


A metodologia utilizada para o cálculo dos Indicadores sobre a pós-graduação está sinteticamente descrita no item correspondente de Metodologia e Conceitos. 
 
Evolução do número de alunos matriculados e titulados nos cursos de mestrado e doutorado, ao final do ano, por grande área, baseia-se nas informações fornecidas pelo Geocapes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).
 
Este levantamento foi feito com os dados presentes no portal Geocapes:

Para obtê-los, na página do Geocapes, selecione:
1)     o indicador Distribuição de discentes de pós-graduação no Brasil e o seu respectivo ano;
2)     a aba Visão Analítica (canto superior direito da tela inicial);
3)     a aba Tabelas, se já não estiver selecionada; e
4)     a aba Área de Avaliação | Filtro Ano: respectivo ano.
Para obter os dados dê um duplo clique em Todas as Áreas.
A tabela de Áreas do Conhecimento pode ser acessada no portal da Capes na Internet no caminho: em Menu Capes, clique em Avaliação, em seguida em Tabela de Áreas de Conhecimento.

A classificação das Áreas do Conhecimento tem finalidade eminentemente prática, objetivando proporcionar aos órgãos que atuam em ciência e tecnologia uma maneira ágil e funcional de agregar suas informações. A classificação permite, primordialmente, sistematizar informações sobre o desenvolvimento científico e tecnológico, especialmente aquelas concernentes a projetos de pesquisa e recursos humanos.

A primeira versão da Tabela foi fruto de um esforço conjunto da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Secretaria Especial de Desenvolvimento Industrial do Ministério do Desenvolvimento Industrial (SDI/MD), da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC) e da Secretaria de Indústria e Comércio, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo.

A classificação original das Áreas do Conhecimento apresentou uma hierarquização em quatro níveis, que vão do mais geral aos mais específicos, abrangendo 08 grandes áreas, 76 áreas e 340 subáreas do conhecimento, a saber.

 

1º nível - Grande Área: aglomeração de diversas áreas do conhecimento em virtude da afinidade de seus objetos, métodos cognitivos e recursos instrumentais refletindo contextos sociopolíticos específicos.

 

2º nível - Área: conjunto de conhecimentos inter-relacionados, coletivamente construído, reunido segundo a natureza do objeto de investigação com finalidades de ensino, pesquisa e aplicações práticas.

 

3º nível - Subárea: segmentação da área do conhecimento estabelecida em função do objeto de estudo e de procedimentos metodológicos reconhecidos e amplamente utilizados.

 

4º nível - Especialidade: caracterização temática da atividade de pesquisa e ensino. Uma mesma especialidade pode ser enquadrada em diferentes grandes áreas, áreas e subáreas.

 

Em 23 de janeiro de 2008 através da Portaria nº 9, a Capes, após a decisão do Conselho Superior em sua 44ª reunião, de 5 de dezembro de 2007, alterou no âmbito da Capes, a configuração original da Tabela, criando a Grande Área Multidisciplinar e, dentro dela as áreas Interdisciplinar, Ensino de Ciências e Matemática, Materiais e Biotecnologia. Além disso, criou dentro da área Interdisciplinar, as subáreas Meio-Ambiente e Agrárias; Engenharia/Tecnologia/Gestão; Saúde e Biológicas; e Sociais e Humanidades.

Essa decisão foi justificada pela necessidade operacional para atender a necessidade de organização do processo de avaliação e fomento realizado pela Capes, uma vez que é a partir da configuração da Tabela de Áreas de Conhecimento que são organizadas as Áreas de Avaliação.

De acordo com esta tabela, as Áreas de Avaliação agrupadas para suas respectivas Grandes Áreas de Conhecimento são:

 

Ciências Agrárias:
Ciência de Alimentos;
Ciências Agrárias I;
Medicina Veterinária; e
Zootecnia/Recursos Pesqueiros

 

Ciências Biológicas:
Ciências Biológicas I;
Ciências Biológicas II;
Ciências Biológicas III; e
Ecologia e Meio Ambiente

 

Ciências da Saúde:
Educação Física;
Enfermagem;
Farmácia;
Medicina I;
Medicina II;
Medicina III;
Odontologia; e
Saúde Coletiva

 

Ciências Exatas e da Terra:
Astronomia/Física;
Ciência da Computação;
Geociências;
Matemática/Probabilidade e Estatística; e
Química

 

Ciências Humanas:
Antropologia/Arqueologia;
Ciência Política e Relações Internacionais;
Educação;
Filosofia/Teologia: Subcomissões Filosofia;
Filosofia/Teologia: Subcomissões Teologia;
Geografia;
História;
Psicologia; e
Sociologia

 

Ciências Sociais Aplicadas:
Administração, Ciências Contábeis e Turismo;
Arquitetura e Urbanismo;
Ciências Sociais Aplicadas I;
Direito;
Economia;
Planejamento Urbano e Regional/ Demografia; e
Serviço Social

 

Engenharia e Informática:
Engenharias I;
Engenharias II;
Engenharias III; e
Engenharias IV

 

Linguística, Letras e Artes:
Artes/Música;
Letras/Linguística

 

Multidisciplinar:
Biotecnologia;
Ensino de Ciências e Matemática;
Interdisciplinar; e
Materiais.

Voltar ao topo