Recursos Humanos - Indicadores sobre o ensino de graduação

3.4.2 Brasil: Cursos, concluintes e matrículas no ensino superior por áreas gerais, 2000-2020


Fonte(s): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Sinopse Estatística do Ensino Superior- Graduação. MEC/Inep, Brasília: vários anos em https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-superior-graduacao (tabelas 3.2, 5.2 e 6.2).
Elaboração: Coordenação de Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação (COICT) - CGPI/DGI/SEXEC - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)

Nota(s): 1) Em 2018 houve o desmenbramento em duas áreas "Ciências sociais, jornalismo e informação" e "Negócios, administração e direito". Para manter a série história as duas áreas foram reagrupadas.

2) Em 2018 houve o desmenbramento em duas áreas "Ciências naturais, matemática e estatística" e "Computação e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)". Para manter a série história as duas áreas foram reagrupadas.

No Censo de Educação Superior de 2000, o Ministério da Educação utilizou uma classificação adaptada para o Brasil, derivada da proposta desenvolvida pelo Eurostat/OCDE/UNESCO que, dentro da estrutura da Classificação Internacional Padronizada de Educação - ISCED, detalha áreas de formação e treinamento. Esta opção do INEP deveu-se à necessidade de tornar as estatísticas brasileiras de educação superior comparáveis internacionalmente e à avaliação de que, dada a maior flexibilidade desta classificação para tratar áreas de formação e treinamento, há uma maior adaptação de suas categorias às características e à variedade dos cursos superiores nacionais. A adoção da nova classificação resultou na ruptura da série histórica das estatísticas de educação apresentadas segundo áreas de conhecimento, notadamente nas áreas de formação de professores. Segundo este critério os cursos de licenciatura passaram a integrar a área de “Educação” distribuindo as estatísticas de cursos, matrículas e concluintes nas áreas da nova classificação.

Atualizada em: 03/03/2022

3.4.2.a Brasil: Concluintes no ensino superior por áreas gerais, 2000-2020


Fonte(s): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Sinopse Estatística do Ensino Superior- Graduação. MEC/Inep, Brasília: vários anos em https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-superior-graduacao (tabela 6.2).
Elaboração
: Coordenação de Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação (COICT) - CGPI/DGI/SEXEC - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)

Atualizado em:
 03/03/2022

3.4.2.b Brasil: Número de concluintes de cursos de graduação nas engenharias e percentual em relação ao total, 2000-2020


Fonte(s): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Sinopse Estatística do Ensino Superior- Graduação. MEC/Inep, Brasília: vários anos em https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-superior-graduacao (tabela 6.2).
Elaboração: Coordenação de Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação (COICT) - CGPI/DGI/SEXEC - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)

Atualizado em:
 03/03/2022

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