Produção científica

5.1 Brasil: Produção científica, segundo meio de divulgação no diretório dos grupos de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 2000-2010

<p>Fonte(s): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. Elaboração: Coordenação de Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação (COICT) - CGPI/DGI/SEXEC - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Nota(s): 1) publicados em português, em revistas técnico-científicas e periódicos especializados (inclui aqueles sem informação sobre o idioma); 2) publicados em outro idioma que não o português, em revistas técnico-científicas e periódicos especializados; 3) Texto em jornais ou revistas (magazines) e demais tipos de produção bibliográfica (partitura musical, tradução, etc.). Atualizada em: 06/12/2013</p>

Fonte(s): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. Elaboração: Coordenação de Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação (COICT) - CGPI/DGI/SEXEC - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Nota(s): 1) publicados em português, em revistas técnico-científicas e periódicos especializados (inclui aqueles sem informação sobre o idioma); 2) publicados em outro idioma que não o português, em revistas técnico-científicas e periódicos especializados; 3) Texto em jornais ou revistas (magazines) e demais tipos de produção bibliográfica (partitura musical, tradução, etc.). Atualizada em: 06/12/2013

Nota específica


Informações gerais sobre os indicadores de produção científica podem ser obtidas no item correspondente de Metodologia e Conceitos.

Tendo em vista que o produto de uma pesquisa materializa-se, grosso modo, em uma publicação ou uma patente, a produção bibliográfica é considerada um dos indicadores da produção científica nacional. Frequentemente, esses dados são analisados comparativamente com os da produção técnica, permitindo avaliar, entre outros pontos, a capacidade de o país apropriar-se do conhecimento científico de que dispõe, transformando-o em avanços tecnológicos.

A produção bibliográfica nacional não se limita aos artigos que foram publicados em periódicos científicos indexados nas bases de dados do Institute for Scientific Information (ISI), apresentados nestas páginas. Parte substancial dos artigos produzidos no país é publicada em periódicos não indexados nesta base ou assumem outros formatos que não o de artigos.

As informações disponíveis no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) permitem contabilizar os seguintes tipos de produção bibliográfica:

- artigos completos publicados em periódicos especializados:

  • circulação nacional: artigos em português, em revistas técnico-científicas e em periódicos especializados;
  • circulação internacional: artigos publicados em outros idiomas que não o português, em revistas técnico-científicas e em periódicos especializados; e
  • trabalhos completos publicados em anais de eventos científicos, tecnológicos e artísticos;

- livros ou capítulos de livros publicados

  • livros; e
  • capítulos de livros;

- outras publicações bibliográficas: textos em jornais ou revistas (magazines), livro organizado ou edição e demais tipos de produção bibliográfica (partitura musical, tradução, etc.).

O somatório dos trabalhos de todos pesquisadores e estudantes participantes de um grupo de pesquisa, com currículo cadastrado na plataforma Lattes, foi considerado como uma proxy da produção científica, tecnológica e artística desse grupo no período considerado.

Pode existir dupla contagem nas produções realizadas em coautoria por pesquisadores e/ou estudantes participantes do Diretório.

Atualizada em: 23/08/2013

Voltar ao topo