Recursos Humanos - Indicadores sobre o mercado de trabalho

Nota metodológica

Os Indicadores sobre o Mercado de Trabalho foram obtidos a partir de duas fontes primárias de informações:

  • a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que estima o número de indivíduos da População Economicamente Ativa (PEA) e da população ocupada segundo seu nível de escolaridade e a distribuição das pessoas empregadas que freqüentaram cursos de pós-graduação segundo a dependência administrativa da instituição empregadora; e
  • a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério da Trabalho e Emprego (MTE), que mostra o número de empregados com nível superior, segundo grupos ocupacionais selecionados.

As informações sobre o mercado de trabalho permitem que se avaliem as características gerais dos postos de trabalho ocupados pela população com ensino superior, em especial sua absorção pelo setor privado e a evolução das ocupações que exigem maior qualificação profissional.

Parte desses indicadores foram produzidos utilizando-se os microdados da PNAD, cuja descrição sumária pode ser obtida na nota sobre os Indicadores gerais de escolaridade.

As estatísticas sobre mercado de trabalho são elaboradas, normalmente, com base na data de referência de 1º de julho. E, como a semana de referência da PNAD é em setembro, todas as estatísticas sobre o mercado de trabalho elaboradas com a PNAD foram corrigidas pela projeção da população para 1º de julho do IBGE: (ftp://ftp.ibge.gov.br/Estimativas_Projecoes_Populacao/Revisao_2008_Projecoes_1980_2050/). Extraída em 09/07/2009.

A outra parte valeu-se das informações originadas dos registros administrativos produzidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Relação Anual de Informações Sociais (Rais). A Rais foi instituída em dezembro de 1975, pelo Decreto nº 76.900/75. É um registro administrativo de âmbito nacional, com periodicidade anual, obrigatório para todos os estabelecimentos, inclusive naqueles onde não tenha havido vínculos no exercício.

O principal objetivo da Rais é suprir as necessidades de controle, de estatísticas e de informações das entidades públicas e da sociedade civil. Porém, além de informações necessárias ao processo administrativo, a Rais possibilita a elaboração de tabulações estatísticas para o acompanhamento e a caracterização do mercado de trabalho formal. Suas informações referem-se aos trabalhadores com vínculo formal de trabalho em 31 de dezembro de cada ano.

A partir dos anos 90, os dados da Rais vêm registrando importantes avanços quantitativos e qualitativos e sua cobertura tem oscilado em torno de 90% do setor organizado da economia, levando-a a assemelhar-se a um censo do mercado de trabalho formal brasileiro. O universo abrangido atualmente é de mais de 2 milhões e 300 mil estabelecimentos, com vínculos empregatícios, de cerca de 37 milhões de empregos, destes mais de 8 milhões na administração pública. A remuneração média, em dezembro de 2007, foi de R$ 1.301,87 (para maiores informações, consultar o site do Ministério do Trabalho e Emprego, na parte relativa à RAIS).

Voltar ao topo