Recursos Humanos - Indicadores sobre o ensino de graduação

Nota metodológica

Os Indicadores sobre o Ensino de Graduação foram produzidos a partir das informações originárias do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação (MEC), disponíveis no seu site e nas publicações: Evolução da Educação Superior: 1980/1998 e Sinopse da Educação Superiorr, de vários anos. Mostram a evolução do número de vagas oferecidas pelas instituições de ensino superior, inscrições e ingressantes pelo vestibular e matrículas e concluintes desse nível de ensino, segundo diferentes cortes.

Esses indicadores permitem acompanhar e avaliar a evolução do ensino superior no Brasil. Seja do ponto de vista das condições de ingresso pelo vestibular, seja sob a perspectiva do número de matrículas e titulados nesse grau de ensino, tais indicadores fornecem um amplo panorama do papel das instituições de ensino superior de diferentes dependências administrativas, das particularidades regionais e do comportamento das distintas áreas do conhecimento.

As informações produzidas pelo Inep são originárias dos Censos do Ensino Superior, anualmente realizados por esse instituto junto às universidades, centros universitários, faculdades integradas, faculdades, escolas e institutos superiores. Atualmente, sua coleta abrange cerca de 1.200 instituições de ensino superior e 900 mantenedoras, 8.800 cursos de graduação, além dos seqüenciais, e 2.300.000 alunos

Voltar ao topo