Recursos Humanos - Indicadores sobre pesquisadores e pessoal de apoio

Nota metodológica

Os indicadores sobre pesquisadores foram obtidos a partir de 3 diferentes fontes:

  • o Diretório dos Grupos de Pesquisa (DGP), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq;
  • a Pesquisa de Inovação Tecnológica – Pintec, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE; e,
  • o banco de dados Coleta (DataCapes), da aplicação Estatísticas da Pós-Graduação, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes.


O Diretório dos Grupos de Pesquisa (DGP)

O Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP), projeto desenvolvido no CNPq desde 1992, constitui-se em bases de dados que contêm informações sobre os grupos de pesquisa em atividade no País. O Diretório mantém uma Base corrente, cujas informações são atualizadas continuamente pelos líderes de grupos, pesquisadores, estudantes e dirigentes de pesquisa das instituições participantes, e o CNPq realiza Censos bi-anuais, que são fotografias dessa base corrente. 

  
As informações contidas nessas bases dizem respeito aos recursos humanos constituintes dos grupos (pesquisadores, estudantes e técnicos), às linhas de pesquisa em andamento, às especialidades do conhecimento, aos setores de aplicação envolvidos, à produção científica e tecnológica e aos padrões de interação com o setor produtivo. Além disso, cada grupo é situado no espaço (região, UF e instituição) e no tempo. 
  
Os grupos de pesquisa inventariados estão localizados em universidades, instituições isoladas de ensino superior, institutos de pesquisa científica, institutos tecnológicos e laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de empresas estatais ou ex-estatais. Os levantamentos não incluem os grupos localizados nas empresas do setor produtivo
  
As informações foram obtidas mediante extração especial do DGP. 
  
A extração especial do Diretório agrupa as pessoas participantes dos grupos de pesquisa em: 
 

  • pesquisadores;
  • estudantes; e
  • pessoal técnico.

Os pesquisadores são classificados segundo a titulação máxima:

  • doutorado;
  • mestrado;
  • aperfeiçoamento/especialização;
  • graduação; e
  • não informado.

Os estudantes, por sua vez, são distribuídos de acordo com o nível de treinamento acadêmico similar ao dos pesquisadores (acima). 
  
O pessoal técnico não está classificado por nível de qualificação. 
  
As informações do DGP estão disponíveis somente para os anos pares, a partir de 2000. Os dados para os anos ímpares foram obtidos a partir de interpolação, baseada na média aritmética dos anos adjacentes. 
  
A Pesquisa de Inovação Tecnológica – Pintec 
  
As informações sobre o setor empresarial foram extraídas da Industrial de Inovação Tecnológica – Pintec. A Pintec é uma pesquisa satélite do Subsistema de Estatísticas Industriais do IBGE, articulada com as demais pesquisas que cobrem as indústrias extrativas e de transformação. A Pintec, até 2003, não considera o setor de serviços. A referência conceitual e metodológica da Pintec é o Manual de Oslo. 
  
A extração especial da Pintec considera as pessoas ocupadas nas atividades de pesquisa e desenvolvimento das empresas que implementaram inovações, por nível de qualificação, e as classifica em:

  • pós-graduados;
  • graduados;
  • nível médio; e
  • outros.

Os valores das indústrias referentes aos anos de 2000, 2003 e 2005 tomam por base os números efetivamente apurados pela Pintec; em 2001 e 2002, os valores estão estimados pela média do crescimento absoluto entre 2000 e 2003; em 2004 e de 2006 a 2008 foram calculados de acordo com o percentual médio de crescimento entre 2000 e 2005.

A Pintec levantou os valores do setor de serviços apenas para o ano de 2005; os valores referentes ao período de 2006 a 2008, foram estimados considerando a participação percentual (%) do setor de serviços no total de 2005, por nível de qualificação.

Em 2005, foram subtraídos os valores dos institutos de P&D já incluídos nos levantamentos do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) (Embrapa, Fiocruz, etc.). 
O banco de dados Coleta (DataCapes) 

Do DataCapes foi extraído o número de alunos de doutorado matriculados ao final do ano, considerados como pesquisadores, de acordo com o § 305 do Manual Frascati.

O banco de dados Coleta (DataCapes) está disponível no endereço:

http://ged.capes.gov.br/AgDw/silverstream/pages/frPesquisaColeta.html 

As informações sobre estes alunos de doutorado estão disponíveis para todos os anos

Voltar ao topo