Recursos Aplicados - Setor Empresarial

Nota metodológica

Os investimentos empresariais são compostos por três parcelas:

  1. Empresas privadas e estatais;

  2. Outras empresas estatais federais;

  3. Estimativa dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) das instituições particulares de ensino superior.

    A representação gráfica acima detalha a cobertura e superposições dos levantamentos da "Pesquisa de Inovação Tecnológica - Pintec" e aqueles obtidos pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) diretamente nas instituições ou por meio do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), bem como a estimativa dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) das instituições particulares de ensino superior.

  4. Empresas privadas e estatais

    A principal fonte para o levantamento dos investimentos em P&D das empresas  privadas e estatais é a "Pesquisa de Inovação Tecnológica - Pintec", realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGEcom o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos - Finepe do Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT, nos anos de 2000, 2003 e 2005. A pesquisa fornece informações para a elaboração de indicadores nacionais e regionais das atividades de inovação tecnológica das empresas brasileiras com 10 ou mais empregados. 

    Na apuração dos investimentos em P&D das empresas privadas e estatais foram utilizados os valores relativos aos itens "Atividades internas de P&D" e "Aquisição externa de P&D", levantados pela Pintec, nas pesquisas referentes aos anos de 2000, 2003 e 2005.

    Em 2000 e 2003, ela abrange somente as empresas incluídas nas seções "Indústrias extrativas" e "Indústrias de transformação", respectivamente seções "C" e "D" da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - Cnae.

    A partir de 2005, passa a ter como universo de investigação, além das atividades industriais, pesquisadas em 2000 e 2003, segmentos de alta intensidade tecnológica do setor de serviços: telecomunicações, informática e pesquisa e desenvolvimento.

    Os valores das indústrias extrativas e de transformação referentes aos anos de 2000, 2003 e 2005 tomam por base os números apurados pela Pintec; em 2001, 2002 e 2004, os valores estão estimados por exprapolação da média entre 2000 e 2003; em 2006 e 2007 foram calculados de acordo com o percentual médio entre 2000 e 2005.

    Os valores referentes ao setor de serviços, levantados apenas em 2005, correspondem, aproximadamente, a 17,7 % do total de P&D apurado na Pintec de 2005. Nos períodos de 2000 a 2004 e em 2006 e 2007, estes valores foram estimados levando-se em conta esta participação percentual.

    Das 42 empresas classificadas como de P&D, na pesquisa de 2005, segundo a Cnae, 21 fazem parte do governo federal (Embrapa, Fiocruz, etc.). Como tal, seus investimentos já são levantados nos investimentos do governo federal, mediante extração especial realizada pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), a pedido do MCT.  Para evitar dupla contagem, o IBGE realizou uma extração especial da Pintec 2005, onde são excluídos todos os valores relativos a essas empresas.

    Dessa forma, os investimentos das empresas estatais e privadas apurados na Pintec, com a exclusão dos valores dos órgãos do governo federal mencionados, representam 0,46% do produto interno bruto (PIB), no caso de 2005, como pode ser visto na tabela abaixo:

    Tabela 1: investimentos das empresas estatais e privadas em pesquisa e desenvolvimento (P&D), sem as instituições federais de P&D, 2005

            

Se forem mantidos na Pintec os valores apurados nos órgãos federais de P&D, os investimentos das empresas estatais e privadas alcançariam 0,54% do PIB.

Informações metodológicas sobre a Pintec podem ser obtidas na publicação Pesquisa de inovação tecnológica, da Série Relatórios Metodológicos [2].

O IBGE não levanta investimentos em atividades científicas e técnicas correalatas (ACTC) na Pintec. 


2. Outras empresas estatais federais

Os dados sobre os investimentos em P&D de “outras empresas estatais federais” são obtidos mediante levantamento direto dos investimentos nas empresas estatais federais não incluídas na Pintec.

Com relação aos investimentos em atividades científicas e técnicas correlatas (ACTC) das empresas estatais, informação que não é colhida pela Pintec, os dados são levantados diretamente nessas empresas. 

Para a estatais incluídas na Pintec, como é o caso da Petrobras,  os valores de P&D são incluídos entre os valores das empresas privadas e estatais. No entanto, os investimentos em ACTC da Petrobras, apurados em  levantamento especial junto à empresa, são incluídos entre os valores das outras estatais federais.


3. Estimativa dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) das instituições particulares de ensino superior

Os investimentos em P&D pelas instituições particulares de ensino superior são calculados com base nos gastos com os cursos de pós-graduação stritcto sensu, reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), e considerados como estimativa dos investimentos em P&D. A metodologia do cálculo está na nota sobre Pós-Graduação.

Não são levantados, nem estimados, os investimentos dessas entidades em ACTC . 

[1] Ciência e tecnologia (C&T) = pesquisa e desenvolvimento (P&D) + atividades científicas e técnicas 
              correlatas (ACTC). 
[2] Pesquisa de inovação tecnológica: 2005 / IBGE, Coordenação de Indústria. – Rio de Janeiro: IBGE, 2007. 160p.

Voltar ao topo