PNAID - Programa Nacional de Formação de Agente de Inclusão Digital

O que é

O Programa Nacional de Formação de Agente de Inclusão Digital (PNAID) tem como objetivo formar técnicos de nível médio para atuar como Agentes de Inclusão Digital nos Telecentros. Trata-se de profissionais técnicos, com sensibilidade social, capazes de inserir nas comunidades onde atuam auxiliando a promover o seu desenvolvimento, reduzindo a exclusão social e ampliando as oportunidades de inclusão digital para os cidadãos.

Adicionalmente, pretende-se alcançar os seguintes objetivos específicos:

  • Qualificar a entrega dos serviços de acesso e uso dos recursos tecnológicos disponibilizados pelos telecentros aos cidadãos.
  • Estimular o acesso e o uso de plataformas eletrônicas de governo - e-gov;
  • Revitalizar os telecentros enquanto espaços públicos de acesso ás TIC, ampliando seus níveis de sustentabilidade.

IF

IF - Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia integrante da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.Telecentros.

O Programa

O Programa será desenvolvido em ciclos formativos iniciados por editais de chamadas públicas, com o objetivo de selecionar os telecentros. O IF encarregados do projeto pedagógico e do material didático do curso, constituindo o Núcleo Estruturante.

Os IF responsáveis pela execução do curso, integrando o Núcleo Formador. Após a conclusão desses editais, será realizado, pelo Núcleo Formador, curso de Formação de Agentes de Inclusão Digital, com duração de 10 meses e carga horária de 480.

 

Não será feito o pagamento de bolsa.

Duração

A duração de cada ciclo formativo é de 24 (vinte e quatro) meses.

Encerramento

Já foram realizados os editais de seleção dos Telecentros e Núcleo Estruturante. O próximo edital a ser lançado será para seleção do Núcleo Formador, que a contecerá até o final de 2018. 

O curso está previsto para ser realizado em 2019.

Legislação

Portaria N 2801/2017/ SEI-MCTIC. Edital N 06/2020/ SEI-MCTIC, de seleção dos Telecentros.

Contato

Para maiores informações pelo e-mail: cofor@mctic.gov.br

Publicações

Nome da Categoria | X registros
Voltar ao topo