Cidades Digitais

O Programa

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações -MCTIC, instituiu pela Portaria nº 376, de 19 de agosto de 2011 o Programa Cidades Digitais, prevendo a instalação de uma rede de fibras óticas e de pontos de conexão à internet em órgãos e equipamentos de uso público, além de instalação de aplicativos e capacitação de servidores, com o objetivo de melhorar a gestão municipal e o atendimento aos cidadãos das cidades selecionadas.

Os principais objetivos do projeto são:

  • A melhoria da qualidade e transparência na gestão pública;
  • A melhoria da qualidade dos serviços prestados à população;
  • A democratização do acesso à internet;
  • O fomento à economia criativa e sustentável;
  • A criação e desenvolvimento de conteúdos;
  • A construção de ambientes de colaboração em redes abertas;
  • O estímulo ao desenvolvimento local.

 

Cidades Digitais é um projeto estruturante, cuja meta é contribuir para uma cultura digital na sociedade brasileira, com o estabelecimento de uma política contínua e efetiva que integre várias ações de inclusão digital e que seja sustentável ao longo do tempo. Ele possibilita o aperfeiçoamento dos instrumentos de gestão, dotando as prefeituras de conteúdos e de ferramentas de permitem a transferência e a participação da sociedade civil, viabilizando a formação de uma rede digital aberta que possibilite a relação entre níveis de governo e entre o governo e sociedade, bem como o estabelecimento de canais críticos de mediação.

 O Projeto é uma oportunidade de viabilizar em escala nacional a experiência de compartilhamento da gestão pública

Infraestrutura

 

  • Construção de redes de fibra óptica que interligam os órgãos públicos locais;
  • Disponibilização de aplicativos de governo eletrônico para as prefeituras;
  • Capacitação de servidores municipais para uso e gestão da rede;
  • Oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.

A implantação de infraestrutura de redes, principalmente nas regiões mais remotas, traz grandes benefícios econômicos para essas regiões, entre eles a atração de provedores de acesso à internet e de empresas de tecnologia.

Qualificação

São promovidos cursos de formação para servidores públicos locais, com foco no funcionamento da sua Rede Metropolitana,  aplicativos oferecidos e demais conhecimentos que contribuam para a melhoria da gestão pública local e para inclusão digital da população.

Com iniciativa conjunta do Pronatec/Mediotec, os municípios contemplados também recebem vagas para cursos de formação de tecnologia para a capacitação da comunidade, contribuindo assim para a construção de uma cultura digital.

Seleção

Os municípios ou as regiões administrativas do DF interessadas em participar do projeto Cidades Digitais devem ficar atentos ao site do Ministério das Comunicações, onde é publicado a Chamada Pública com os requisitos para participação. 

A seleção dos municípios acontece em duas fases:

  1. Habilitação;
  2. Seleção e Classificação.

Na fase de habilitação é verificado se a prefeitura enviou todos os documentos exigidos no Edital. Os municípios ou região administrativa do DF que não apresentarem todos os documentos serão desabilitados e não seguirão para a fase seguinte.

Na fase de seleção e classificação, a Comissão de Seleção e Classificação de Propostas de Projetos de Cidades Digitais, da Secretaria de Inclusão Digital fará a avaliação e pontuação das propostas, conforme os critérios estabelecidos.

Desde 2017, O Cidades Digitais está sendo implementado por meio de Emendas Parlamentares ao Orçamento Geral da União, a serem designadas para o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. 

Expansão da Infraestrutura

Após a doação da rede metropolitana para o município, a prefeitura pode realizar parcerias com entes privados (empresas privadas ou entidades privadas sem fins lucrativos), como instituições públicas, tais como Órgãos Públicos Estaduais, Empresas Públicas de Tecnologia da Informação, Universidades e Institutos Federais de Educação, entre outros, ou a parceria com estados e municípios para manutenção e operação da rede, assegurando a expansão da mesma e a ampliação da inclusão digital e dos serviços aos usuários.

Voltar ao topo