Gesac
O que é?
O programa Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac) é um programa do Governo Federal, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações - MCTIC, que oferece gratuitamente conexão à internet em banda larga - por via terrestre e satélite, com o objetivo de promover a inclusão digital em todo o território brasileiro.
O Gesac é direcionado, prioritariamente, para comunidades em estado de vulnerabilidade social, em todo o Brasil, que não têm outro meio de serem inseridas no mundo das tecnologias da informação e comunicação. Atualmente o programa conta com cerca de 11.000 Pontos de Presença em funcionamento, instalados em: I. Instituições públicas; II. Entidades da sociedade civil, sem fins lucrativos, por meio das quais seja possível promover ou ampliar o processo de inclusão digital; III. Instituições públicas de ensino, saúde, segurança e unidades de serviço público localizadas em áreas remotas, de fronteira ou de interesse estratégico.
Havendo disponibilidade contratual, a solicitação será feita à contratada em 20 dias. A contratada possui 60 dias para a realização do serviço, segundo o prazo contratual.
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Etapas
I. Solicitação da conexão para o Ponto de Inclusão Digital
PID: O estabelecimento interessado deverá entrar em contato pelo e-mail admpp.gesac@mctic.gov.br ou pelos telefones (61) 2027-6935;
II. Solicitação da instalação à contratada - etapa interna ao MCTIC;
III. Ativação da conexão no estabelecimento solicitante.
Legislação
Portaria nº 7154, de 06 de dezembro de 2017.
O que faço se minha conexão tiver um problema técnico?
O estabelecimento deverá entrar em contato pelo telefone 0800 880 7000, informando o seu código Gesac.