Centros e Museus de Ciência e Tecnologia

O que é

Os Centros e Museus de Ciência e Tecnologia são espaços de educação formal e não formal, reconhecidos por sua missão de preservação e fortalecimento do conhecimento científico e cultural, compostos por artefatos e exposições, periódicas e permanentes, em que ocorrem práticas interativas.

São exemplos desses espaços: planetários, observatórios, herbários, aquários, jardins e parques botânicos, zoológicos, coleções científicas, núcleos de estudos de ciências e unidades móveis de ciência.

Links

Associação Brasileira dos Planetários http://planetarios.org.br/

Associação Brasileira de Museus e Centros de Ciência - ABCMC http://www.abcmc.org.br/

Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM http://www.museus.gov.br/

Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST http://www.mast.br/

Museu Paraense Emílio Goeldi http://www.museu-goeldi.br/

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia INPA - http://portal.inpa.gov.br/

 

Outras informações

Referências bibliográficas:

PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: O MUSEU COMO ESPAÇO FORMATIVO

Daniel Fernando Bovolenta Ovigli

Rev. Ensaio | Belo Horizonte | v.13 | n.03 | p.133-149 | set-dez | 2011

CARVALHO, M. A.

Um estudo sobre a inserção de atividades em educação não formal na disciplina metodologia e prática do ensino de física da Universidade Estadual de Londrina. 2009. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2009.SILVA, C. S.

Formação e atuação de monitores de visitas escolares de um centro de ciências: saberes e prática reflexiva. 2009. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2009SOARES, J. M.

Saberes da Mediação Humana em Museus de Ciência e Tecnologia. 2003. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2003.

Voltar ao topo