Feiras e Olimpíadas Científicas

O que é

Feiras de ciências caracterizam-se como espaços pedagógicos, revolucionários, destinados à apresentação de projetos de pesquisa, com fundamento científico, em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio.

Por meio delas, professores e alunos têm a oportunidade de apresentar pesquisas desenvolvidas no seu cotidiano de forma lúdica e criativa, fomentando a cultura científica e proporcionando grande oportunidade para a interação escola-universidade-sociedade.Nas feiras são apresentadas iniciativas de popularização da ciência, tecnologia e desenvolvimento de projetos de pesquisa, divulgação e informação, além de reunir escolas de todas as redes de ensino (municipal, estadual, federal e privada) e um público visitante.Colocar em prática o conhecimento que se adquire é fundamental para consolidar o processo de aprendizagem, uma vez que é fazendo que se aprende.

Assim, as Feiras de Ciências e Mostras Científicas são ferramentas ideais para transformar a teoria em prática, já que são espaços que, em um primeiro momento, estimulam a aplicação de conhecimentos no desenvolvimento de projetos ligados a diversas disciplinas para, posteriormente, servirem de palco destinados à exposição desses projetos, em especial experimentos, pesquisas ou outras formas de trabalho investigativo, informativo, inovador ou tecnológico, realizados por alunos com a mediação de seus professores.

Portanto, o principal papel das Feiras de Ciências e das Mostras Científicas é incentivar o surgimento de novas vocações e o despertar de uma visão crítica e inovadora nos indivíduos, de preferência desde muito cedo (tanto para os expositores quanto aos visitantes) e, ainda, impulsionar o desenvolvimento de projetos aptos a apontar a solução de problemas específicos do cotidiano ou até mesmo de problemáticas ligadas a questões econômicas, sociais, ambientais, de saúde ou segurança pública, reforçando o sentimento de pertencimento em seus participantes e contribuindo significativamente para o progresso científico e tecnológico do país e, ainda, para a melhoria na qualidade de vida da população.

Olimpíadas científicas são espaços de competições científicas, individuais ou em equipe, adaptáveis a quaisquer áreas do conhecimento e que estimulam a resolução de problemas teóricos e práticos, realização de experimentos e promoção de debates relevantes à sociedade.

Têm como principal objetivo promover a melhoria da qualidade da educação básica, servindo como instrumento para o alcance do letramento científico.

As olimpíadas científicas são consideradas momentos privilegiados para a popularização, divulgação e educação científica, devido entre outros à descoberta e ao incentivo de novos talentos nas diversas áreas das ciências, principalmente para estudantes da rede pública de ensino no Brasil.Esses espaços, independentemente da área de conhecimento, são marcados por uma competitividade considerada saudável.

Assim, as olimpíadas científicas incentivam ações voltadas ao trabalho criativo e dedicado, objetivando a obtenção de destaque em certames nacionais e internacionais. Dessa maneira, o estudo pode se tornar prazeroso, além de uma forma de obter reconhecimento e de buscar um futuro melhor, com a possibilidade ? inclusive ? de receber incentivos financeiros futuros, tais como bolsas de estudos.

Como ação estratégica para a promoção da divulgação e popularização da ciência no Brasil, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e seus parceiros, têm promovido chamadas públicas para apoio a projetos de Olimpíadas Científicas e Feiras/Mostras de Ciências.

Em relação às feiras, já são sete anos de edital com resultados extremamente positivos que demonstram a consolidação de uma cultura de realização de feiras de ciências no país. Por categoria, foram apoiadas 357 feiras municipais (com mais de 21.000 projetos apresentados), 129 feiras estaduais (com mais 10.000 projetos apresentados) e 34 feiras nacionais (com mais 6.500 projetos apresentados).

No total, em seis anos, foram mais de 38 mil projetos apresentados em feiras no Brasil inteiro, inclusive com repercussão e premiações internacionais. Tão impactante quanto os resultados acima é a constatação de que a demanda reprimida é consideravelmente superior ao número de projetos aprovados por ano.

Desde 2005, as olimpíadas de ciências contam com a participação de milhões de estudantes, vindo de todos os estados brasileiros, ao longo dos anos, já foram apoiadas cerca de 130 olimpíadas no Brasil.

Como funcionam

As feiras de ciência e mostras científicas funcionam como sistemas interligados e, muitas vezes, dependentes entre si, onde as menores geram subsídios para a realização das maiores e, por sua vez, as maiores incentivam e fomentam o surgimento das menores.

Assim, a fim de consolidar a cultura realização de Feiras e Mostras científicas no Brasil, as chamadas públicas promovidas pelo MCTIC preveem regras distintas para o apoio de no mínimo 3 modalidades diferentes de abrangência geográfica de Feiras e Mostras, a saber: Municipais, Estaduais e Nacionais. As Olimpíadas científicas funcionam de maneira independente e possuem características diferentes dependendo da modalidade (teórica, teórica e prática, experimental), da metodologia e da abrangência (estadual, regional, nacional, internacional).

As chamadas públicas promovidas pelo MCTIC preveem regras distintas para o apoio de olimpíadas nacionais e olimpíadas internacionais realizadas no Brasil. A realização de Feiras de Ciências e Olimpíadas científicas em uma escola ou comunidade trazem, não apenas, benefícios para alunos e professores, mas mudanças positivas na produção de conhecimento e na forma de propor soluções inovadoras para os problemas da sociedade com base na metodologia científica.

Impactos

As Feiras de Ciências e Olimpíadas Científicas têm relevado uma estratégia de alto impacto, unindo alunos e professores na construção de novos conhecimentos e mecanismos eficazes para a resolução de problemas reais bem como para a tomada de decisões, o crescimento pessoal e a ampliação dos conhecimentos, fortalecendo a consciência crítica sobre fatos do cotidiano que, geralmente, não são debatidos em sala de aula.Como resultado de todo esforço e reconhecimento, os melhores trabalhos científicos são selecionados para participarem de eventos internacionais.

O sucesso que os brasileiros alcançaram competindo com estudantes de vários países, nos últimos 12 anos, mostra o grande potencial dos jovens brasileiros na geração de soluções inovadoras para o desenvolvimento do país.

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