Laboratórios Nacionais Embarcados
O que é
O apoio aos Laboratórios Nacionais Embarcados terá reflexo direto na ampliação da geração de conhecimento sobre o ambiente marinho na região do Atlântico Sul e Tropical; no desenvolvimento de tecnologias e inovação em produtos e serviços; na redução da vulnerabilidade e dos riscos decorrentes de eventos extremos e da variabilidade do clima e das mudanças climáticas sobre a zona costeira; e na formação de recursos humanos ligados à pesquisa cientifica marinha, cuja qualificação para trabalho no mar tem sido, ao longo dos anos, incipiente.
Assim será possível apoiar ações estratégicas nacionais de interesse econômico.
O emprego dessas embarcações fornece infraestrutura de apoio fundamental à execução de um extenso programa oceanográfico multidisciplinar e geograficamente abrangente, possibilitando ampliar e aprofundar as observações científicas em todo Oceano Atlântico, de forma continuada e adensada.As expedições agregam instituições de todas as regiões do país e também internacionais, para realização de pesquisa inovadora, de grande envergadura e cujos produtos possibilitarão o entendimento dos processos oceanográficos e ecológicos que ocorrem no Atlântico Sul e Tropical, responsáveis pelo papel determinante que esta bacia oceânica exerce na regulação climática do planeta.
Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) Vital de Oliveira
A aquisição do Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) Vital de Oliveira foi viabilizada por um consórcio entre 4 instituições nacionais:
MCTIC, Marinha do Brasil, Petrobrás e Vale S/A, em um Acordo de Cooperação objetivando a tempestiva ampliação da infraestrutura para a pesquisa cientifica marinha, por meio da aquisição de navio de Pesquisa Hidroceanográfico.
O navio conta com equipamentos científicos de ponta, cinco laboratórios, sendo 2 molhados e 3 secos, 1 ROV (Veiculo de Operação Remota) para operar até 4.000 m de profundidade. Além de sua tripulação qualificada, poderá embarcar até 60 cientistas para desenvolver suas pesquisas no mar.
Características Principais:
- Comprimento: 78 metros
- Boca: 20 metros
- Deslocamento Máximo: 4.400 ton
- Calado Máximo: 5,5 metros
- Autonomia: 30 dias
- Raio de Ação: 7.200 MN
- Velocidade de Cruzeiro: 10 nós
- Velocidade Máxima: 12 nós
- Tripulação: 90 militares
- Passageiros: 60 pesquisadores
Alguns dos Equipamentos Científicos:
- Ecobatímetros Multifeixe (EM122 e EM710)
- Ecobatímetro Monofeixe (EA600)
- Perfilador de Subfundo (SBP120)
-Sonares de Varredura Lateral (5000V2)
- Perfiladores de Corrente (ADCP)
- CTD/Rossette, U-CTD, XBT, MVP300
- Veículo Operado Remotamente (ROV) até 4.000m
- TV-GRAB, Piston Core, Box Core e Van Veen
- Estação Meteorológica- Medidores de Ondas e Correntes
- Gravímetro e Magnetômetro- PCO2, Plâncton e Salinômetro
- Lanchas Hidrográficas c/ Multifeixe (EM2040)
Navio Hidroceanográfico Cruzeiro do Sul
O Navio Hidroceanográfico Cruzeiro do Sul foi adquirido em 2007 e funciona desde 2009 propiciando apoio fundamental à pesquisa oceanográfica brasileira, mediante a disponibilização de 80 dias de mar por ano para realização de atividades científicas.
Sua expedição inaugural e inédita foi a Comissão Transatlântica Brasil-África I, realizada em 2009. A partir de 2010, com a instituição formal dos Comitês Científico e Gestor do Navio, por Portaria Interministerial MCTI/MD, já foram selecionadas e realizadas diversas expedições oceanográficas integradas, ao longo de toda a costa brasileira, e uma segunda expedição Brasil-África.
Essas expedições científicas envolveram dezenas de instituições de pesquisa e também têm contribuído expressivamente para a formação de novos profissionais em todos os campos da oceanografia.
O emprego dessas embarcações, fornece infraestrutura de apoio fundamental à execução de um extenso programa oceanográfico multidisciplinar e geograficamente abrangente, possibilitando ampliar e aprofundar as observações científicas em todo Oceano Atlântico, de forma continuada e adensada.
As expedições agregam instituições de todas as regiões do país e também internacionais, para realização de pesquisa inovadora, de grande envergadura e cujos produtos possibilitarão o entendimento dos processos oceanográficos e ecológicos que ocorrem no Atlântico Sul e Tropical, responsáveis pelo papel determinante que esta bacia oceânica exerce na regulação climática do planeta.
Legislação
Legislação pertinente à compra dos Navios, Acordo de Cooperação de uso dos Navios e proposta de Ação no PLOA.
Links
Outras informações
Coordenação Geral de Oceanos, Antártica e Geociências.