Laboratórios Nacionais Embarcados

O que é

O apoio aos Laboratórios Nacionais Embarcados terá reflexo direto na ampliação da geração de conhecimento sobre o ambiente marinho na região do Atlântico Sul e Tropical; no desenvolvimento de tecnologias e inovação em produtos e serviços; na redução da vulnerabilidade e dos riscos decorrentes de eventos extremos e da variabilidade do clima e das mudanças climáticas sobre a zona costeira; e na formação de recursos humanos ligados à pesquisa cientifica marinha, cuja qualificação para trabalho no mar tem sido, ao longo dos anos, incipiente.

Assim será possível apoiar ações estratégicas nacionais de interesse econômico.

O emprego dessas embarcações fornece infraestrutura de apoio fundamental à execução de um extenso programa oceanográfico multidisciplinar e geograficamente abrangente, possibilitando ampliar e aprofundar as observações científicas em todo Oceano Atlântico, de forma continuada e adensada.As expedições agregam instituições de todas as regiões do país e também internacionais, para realização de pesquisa inovadora, de grande envergadura e cujos produtos possibilitarão o entendimento dos processos oceanográficos e ecológicos que ocorrem no Atlântico Sul e Tropical, responsáveis pelo papel determinante que esta bacia oceânica exerce na regulação climática do planeta.

Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) Vital de Oliveira

A aquisição do Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) Vital de Oliveira foi viabilizada por um consórcio entre 4 instituições nacionais:

MCTIC, Marinha do Brasil, Petrobrás e Vale S/A, em um Acordo de Cooperação objetivando a tempestiva ampliação da infraestrutura para a pesquisa cientifica marinha, por meio da aquisição de navio de Pesquisa Hidroceanográfico.

O navio conta com equipamentos científicos de ponta, cinco laboratórios, sendo 2 molhados e 3 secos, 1 ROV (Veiculo de Operação Remota) para operar até 4.000 m de profundidade. Além de sua tripulação qualificada, poderá embarcar até 60 cientistas para desenvolver suas pesquisas no mar.

Características Principais:

- Comprimento: 78 metros

- Boca: 20 metros

- Deslocamento Máximo: 4.400 ton

- Calado Máximo: 5,5 metros

- Autonomia: 30 dias

- Raio de Ação: 7.200 MN

- Velocidade de Cruzeiro: 10 nós

- Velocidade Máxima: 12 nós

- Tripulação: 90 militares

- Passageiros: 60 pesquisadores

Alguns dos Equipamentos Científicos:

- Ecobatímetros Multifeixe (EM122 e EM710)

- Ecobatímetro Monofeixe (EA600)

- Perfilador de Subfundo (SBP120)

-Sonares de Varredura Lateral (5000V2)

- Perfiladores de Corrente (ADCP)

- CTD/Rossette, U-CTD, XBT, MVP300

- Veículo Operado Remotamente (ROV) até 4.000m

- TV-GRAB, Piston Core, Box Core e Van Veen

- Estação Meteorológica- Medidores de Ondas e Correntes

- Gravímetro e Magnetômetro- PCO2, Plâncton e Salinômetro

- Lanchas Hidrográficas c/ Multifeixe (EM2040)

Navio Hidroceanográfico Cruzeiro do Sul

O Navio Hidroceanográfico Cruzeiro do Sul foi adquirido em 2007 e funciona desde 2009 propiciando apoio fundamental à pesquisa oceanográfica brasileira, mediante a disponibilização de 80 dias de mar por ano para realização de atividades científicas.

Sua expedição inaugural e inédita foi a Comissão Transatlântica Brasil-África I, realizada em 2009. A partir de 2010, com a instituição formal dos Comitês Científico e Gestor do Navio, por Portaria Interministerial MCTI/MD, já foram selecionadas e realizadas diversas expedições oceanográficas integradas, ao longo de toda a costa brasileira, e uma segunda expedição Brasil-África.

Essas expedições científicas envolveram dezenas de instituições de pesquisa e também têm contribuído expressivamente para a formação de novos profissionais em todos os campos da oceanografia.

O emprego dessas embarcações, fornece infraestrutura de apoio fundamental à execução de um extenso programa oceanográfico multidisciplinar e geograficamente abrangente, possibilitando ampliar e aprofundar as observações científicas em todo Oceano Atlântico, de forma continuada e adensada.

As expedições agregam instituições de todas as regiões do país e também internacionais, para realização de pesquisa inovadora, de grande envergadura e cujos produtos possibilitarão o entendimento dos processos oceanográficos e ecológicos que ocorrem no Atlântico Sul e Tropical, responsáveis pelo papel determinante que esta bacia oceânica exerce na regulação climática do planeta.

Legislação

Legislação pertinente à compra dos Navios, Acordo de Cooperação de uso dos Navios e proposta de Ação no PLOA.

Links

Outras informações

Coordenação Geral de Oceanos, Antártica e Geociências.

Voltar ao topo