Programa Ciência no Mar

Programa Ciência no Mar

Programa Ciência no Mar

Sobre o Programa Ciência no Mar

Ciência no Mar é um programa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) de gestão da ciência brasileira em águas oceânicas com duração prevista até 2030. Atualmente, reúne seis linhas temáticas: gestão de riscos e desastresmar profundozona costeira e plataforma continentalcirculação oceânica, interação oceano-atmosfera e variabilidade climáticatecnologia e infraestrutura para pesquisas oceanográficas e biodiversidade marinha.

Dentre as ações do programa, está o desenvolvimento desse portal, que reúne informações sobre pesquisas em desenvolvimento e seus resultados e outros tipos de documentação oficial. A proposta é oferecer uma fonte de informações segura sobre a pesquisa marinha no país.

Outras ações do Programa contemplam fomento à pesquisa sobre o mar por meio de Chamadas Públicas; contínua interação com Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), Projetos Ecológicos de Longa Duração (PELD) e demais especialistas no tema, e a qualificação de uma Organização Social (OS) para apoio e coordenação das Ciências do Mar no Brasil. Em paralelo, ações estão em implementação para tratar da questão do Brasil na Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável e do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionado ao mar.

De modo alinhado ao Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para os Oceanos, o programa busca produzir e aplicar o conhecimento científico e tecnológico para atingir benefícios sociais, econômicos e ambientais. Também se compromete com o avanço da pesquisa oceânica, nos cerca de 4,5 milhões de km² que compõem a costa brasileira.

Dentre ao benefícios esperados pelo Programa, têm-se: (a) aumento da resiliência do Oceano Atlântico; (b) maior conhecimento e usufruto sobre os serviços ecossistêmicos que o Oceano provê; (c) aumento da produção científica em todos os campos das Ciências do Mar e afins; (d) melhor capacidade de resposta e gestão de desastres no Oceano Atlântico para o Setor Público e a Sociedade; (e) maior destaque para a ciência nacional sobre o Oceano Atlântico; (f) retroalimentação das evidências científicas para melhoria de políticas públicas; (g) otimização da infraestrutura e gestão da pesquisa; (h) Sociedade ativamente participante na produção do conhecimento sobre o mar, por meio da ciência cidadã, e consciente da importância dos oceanos em todos os aspectos da vida no Planeta; (i) inserção do Brasil no desenvolvimento preconizado pelos princípios da Economia Azul.

O MCTIC integra a Comissão Interministerial de Recursos do Mar (CIRM) e coordena dois Grupos de Trabalho – Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14 e BIOMAR.

Na cooperação internacional, o MCTIC integra o projeto All Atlantic Ocean Research Alliance.

 

Contato: cgoa@mctic.gov.br

Coordenação-Geral de Oceanos, Antártica e Geociências/
Departamento de Políticas e Programas de Ciências/
Secretaria de Políticas para Formação e Ações Estratégicas

 

Parceiros:

Coordenação Geral de Oceanos, Antártica e Geociências - CGOA.

Contato: cgoa@mctic.gov.br

Coordenação-Geral de Oceanos, Antártica e Geociências/
Departamento de Políticas e Programas de Ciências/
Secretaria de Políticas para Formação e Ações Estratégicas

Voltar ao topo