Opções de Mitigação de Emissões de GEE em Setores-Chave

O que é?

O Projeto - Opções de Mitigação de Emissões de Gases de Efeito Estufa em Setores - Chave do Brasil - é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que contou com recursos do Global Environment Facility (GEF) e parceria com a ONU Meio Ambiente, com a finalidade de auxiliar a tomada de decisão sobre ações que potencialmente reduzam emissões de gases de efeito estufa (GEE) nos setores-chaves da economia brasileira: indústria, energia, transportes, domicílios e serviços, AFOLU [Agricultura, Florestas e Outros Usos do Solo], gestão de resíduos e outras alternativas intersetoriais).

Seu objetivo é o fortalecimento da capacidade técnica do Governo Brasileiro na implementação de ações de Mitigação de GEE. O projeto estimou os potenciais e custos de abatimento de emissões de GEE, mediante uma análise integrada econômico-energética, para o período entre 2012 e 2050 nos diferentes setores-chaves citados.

Trata-se de um projeto inovador, pois foi a primeira vez que se realizou no Brasil uma análise integrada das diferentes opções de mitigação, considerando a não-aditividade dessas opções com suas consequentes implicações econômicas e sociais.

Também representou uma inovação a inclusão de um cenário que considera curvas de aprendizado tecnológico para a redução das emissões de GEE.

Cenários de Mitigação de Emissões de GEE (Painel de Modelagem Integrada)

Solicitação de Publicações Impressas

Para solicitar publicação impressa, por gentileza, enviar solicitação para o email "cgcl@mctic.gov.br", informando nome, instituição, justificativa e endereço para envio.

As publicações disponíveis na versão impressa são:

"Sumário Executivo: Modelagens Setoriais e Opções Transversais para Mitigação de Emissões de Gases de Efeito Estufa"

"Modelagem integrada e Impactos Econômicos de Opções Setoriais de Baixo Carbono"

Por se tratarem de dados públicos, não é permitido seu uso para fins comerciais;

 

A citação da referência deve ser feita, e pode considerar o modelo a seguir:

"Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, coloque o ano da publicação. coloque o título da publicação. Disponível em: <link da publicação>. Acesso em: coloque a data de acesso: dia/mês/ano."

Publicações

Nome da Categoria | X registros
Voltar ao topo