Relatório do IPCC sobre Aquecimento Global de 1,5°C
Sumário para Formuladores de Políticas
O Governo Brasileiro traduziu para a Língua Portuguesa o Sumário para Formuladores de Políticas do Relatório Especial sobre o Aquecimento Global de 1,5 °C.
Este documento apresenta as principais conclusões do Relatório Especial do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas - IPCC sobre os impactos do aquecimento global de 1.5 °C acima dos níveis pré-industriais e das trajetórias e emissões globais de gases de efeito estufa, no contexto do fortalecimento da resposta global à ameaça das mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável e esforços para erradicar a pobreza, elaborado com base na avaliação da literatura científica, técnica e socioeconômica disponível relevante para o aquecimento global de 1,5 °C. Durante a 221ª Reunião Ordinária do Comitê de Concertação Permanente, esta tradução recebeu a anuência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Os relatórios do IPCC revestem-se de grande importância uma vez que fornecem aos governos informações científicas que podem ser usadas no desenvolvimento de políticas climáticas nacionais e regionais, bem como são insumos fundamentais para as negociações internacionais sobre mudanças climáticas.