Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas

O QUE É

As pesquisas em ciências humanas vão desde o estudo do comportamento humano passando pela interação em contextos sociais, culturais, ambientais, econômicos e políticos, aos desenvolvimentos da linguagem, artes e arquitetura. Estas pesquisas têm na dinâmica humana sua centralidade, com focos históricos ou contemporâneos, de contextos pessoais a globais, e consideram o nosso preparo para os desafios do futuro. Por meio da pesquisa em macro áreas da Linguística, Artes, Humanidades, Ciências Sociais, Sociais Aplicadas e Ética, e de seus desdobramentos e interrelações, espera-se a habilitação coletiva da sociedade brasileira em sua capacidade de questionar, pensar criticamente, resolver problemas, comunicar de maneira eficaz, tomar decisões e adaptar-se às mudanças. Responder aos desafios humanos exige uma compreensão dos principais fatores, linguísticos, cognitivos, históricos, geográficos, políticos, econômicos, culturais, éticos e sociais envolvidos, e como esses diferentes fatores se inter-relacionam.

 

 
 

Temáticas de Atenção

GLOBALIZAÇÃO

No âmbito das CHS a GLOBALIZAÇÃO tem sido um tema recorrente, sendo apresentada por alguns autores como um fenômeno sociológico que diz respeito à dinâmica do capitalismo, na formação de uma nova ordem institucional ligada aos interesses de uma economia global.

A pesquisa nessa linha é essencial para definir a presença nos cenários mundiais. Discutir as causas e consequências dos fenômenos relacionados à globalização é garantir um papel de destaque nessa nova ordem institucional.

INTERNACIONALIZAÇÃO

A internacionalização se apresenta como um imperativo indistintamente para os diversos campos científicos, para as CHS a internacionalização é duplamente crucial, pois constitui simultaneamente prática e objeto científico. Ao mesmo tempo em que são impulsionadas às práticas de internacionalização trazendo maior abertura e enriquecendo suas perspectivas, as CHS são convocadas a produzir conhecimento científico sobre os processos e resultantes deste fenômeno a que se denomina “internacionalização das ciências”.

POLÍTICAS PÚBLICAS

O objetivo desta linha é tornar explícita a importância das pesquisas em CHS na efetividade da proposição de desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação, para sua conjugação coerente com o desenvolvimento social e econômico da sociedade brasileira. Efetivados em projetos voltados aos problemas e necessidades de diversas áreas da sociedade, no atendimento de serviços críticos, bem como na prospecção de cenários de futuros possíveis antecipando possíveis enfretamentos, com foco na identificação de impactos econômicos e sociais, para os quais as ações empresarias e do poder público podem prover resultados a curto ou médio prazo.

SUSTENTABILIDADE

As perspectivas para as cidades sustentáveis trabalham no sentido da ocupação humana ambiental, social e economicamente saudáveis, resilientes e equilibradas para as populações assentadas e relacionadas. Sua ação tem forte componente temporal de médio e longo prazo e visam nos projetos de hoje o não comprometimento da capacidade das gerações futuras de experimentar o mesmo, ou melhor contexto.

A concentração de esforços para a pesquisa e desenvolvimento de cidades sustentáveis contribui com uma fração importante do componente tecnológico e de produção de conhecimento necessários às políticas públicas das diversas esferas de governo, levando à construção de assentamentos humanos mais sustentáveis, inclusivos e integrados à natureza.

 

Desafios das CHSSA

EQUILÍBRIO ENTRE A VIDA SOCIAL E PRODUTIVA

Pobreza e desigualdades sociais são entraves ao desenvolvimento pleno. E necessário buscar o equilíbrio na vida em sociedade para o desenvolvimento humano e suas tecnologias e conhecimentos para o desenvolvimento de sociedades mais inclusivas. Investigar significativas contribuições para a inserção cívica e produtiva de pessoas com aptidões especiais; promover soluções regionais, disseminar o aprendizado de sistemas e desenvolvê-los cientificamente para sua adequação ao propósito do bem-estar social, aliado ao conhecimento humano. Técnicas que visem ampliar a percepção analítica dos problemas de interação entre pessoas, comunidades e mecanismos e incentivem a proposição de seu enfrentamento geram grande desenvolvimento endêmico. Visam elucidar modos de superar esses entraves por meio do uso de abordagens transdisciplinares, antevendo o complexo enfretamento de desafios sociais em seus contextos.

ESTRUTURAÇÃO URBANA SUSTENTÁVEL

Grande contingente populacional, leva a vida em assentamentos precários, localizados em áreas de baixo interesse ao mercado imobiliário, muitas vezes apresentando risco ambiental e externalidades negativas pela proximidade de zonas industriais, rodovias expressas, aterros sanitários. As buscas de soluções para os problemas observados no modelo atual de desenvolvimento urbano passam necessariamente pela melhor compreensão com o aprofundamento em conhecimentos científicos e desenvolvimentos tecnológicos de novas formas de atuação em áreas como energia, água, habitação, mobilidade, saneamento ambiental, como a destinação de resíduos, entre outros. A criação de um ambiente favorável à inovação, difusão, demonstração e avaliação de desempenho de soluções tecnológicas estratégicas, com vistas à sua futura aplicação em escala, é cerne o instrumental para a adoção de novos modelos de desenvolvimento mais sustentáveis, para este importante setor da economia.

COMPETÊNCIAS COGNITIVAS E ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS

Os recursos mentais das pessoas, suas experiências de comunidade e o conhecimento de sua própria cultura são cruciais para a criação do futuro. De forma a integrar desenvolvimento científico tecnológico ao desenvolvimento humano e social brasileiro, inciativas em CHS promovem inovações na cultura da aprendizagem ao longo da vida e da compreensão sistemática e contextualizada no país para a formação do cidadão brasileiro. Novas áreas, vetores do crescimento, que atendam aos principais anseios sociais são latentes, um dos quais é a tecnologia aplicada à compreensão e o desenvolvimento cognitivo, pois é reconhecidamente como portadora de efeito multiplicativo para habilitação humana nas resoluções de problemas de diversas naturezas. 

SOCIEDADES REFLEXIVAS E ENVOLVIMENTO SOCIAL

Ouvir e identificar as demandas sociais, tem se tornado o grande diferencial competitivo do mundo produtivo, como também o ideal da gestão pública para a construção do estado de bem-estar social e do ambiente próspero e sustentável. Refletir quanto ao direcionamento, para a construção da ciência socialmente responsável, do suporte às políticas públicas, de projetos e pesquisas em CT&I e de outras externalidades associadas, como regramentos e protocolos, enfatizando a ponderação quanto à heteronímia e a própria responsabilidade do pesquisador no contexto da pesquisa e da inovação enquanto atividades com consequências coletivas difusas.

PATRIMÔNIO CULTURAL, MATERIAL E DIVERSIDADE

A organização das nações unidas reconhece que é dever humano, individual e de todas suas organizações, a garantia de direitos, a proteção, conservação, e transmissão às gerações futuras do patrimônio cultural e natural. Preservar essas garantias é inerente à função do Estado. O estabelecimento de protocolos comunitários traz às comunidades melhores possiblidades de defesa de seus direitos tradicionais, negociação da permissão de acesso aos recursos naturais e culturais utilizados pelas comunidades, ajudando a construir parcerias de longo prazo e dar segurança normativa nos processos de negociação que usem a biodiversidade local e o conhecimento tradicional. Há de observar que a falta de integração ambiental impacta a saúde, a economia e a possibilidade de reprodução da vida humana.

PERSPECTIVAS DAS INEQUIDADES E CONFLITOS HUMANOS

A sociedade necessita da intensificação em pesquisas na área das ciências sociais, em associação com outras especialidades em cada abordagem, para compreender o impacto de longo prazo da desigualdade na vida das pessoas. Trabalhar no sentido de municiar as instâncias de poder público com ferramentas para lidar com conflitos inerentes a trajetória humana em sociedade. As proposições de ações nessa perspectiva comungam do ideário de que a compreensão dos elementos essenciais da cultura dos povos, a promoção do sentimento de justiça social e de empoderamento democrático, são cruciais para o desenvolvimento humano e social equilibrado.

 

Ações MCTIC em CHS para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS

Objetivo 8 -Trabalho Decente e Crescimento Econômico

Promover o crescimento econômico, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos. No longo prazo, a desigualdade de renda e de oportunidades prejudica o crescimento econômico e o alcance do desenvolvimento sustentável. Os mais vulneráveis, muitas vezes, têm menores expectativas de vida e apresentam dificuldades de se libertarem de um círculo vicioso de insucesso escolar, baixas qualificações e poucas perspectivas de empregos de qualidade.

Automação e Sociedade

O número cada vez maior de novas tecnologias digitais, a crescente automação e robotização de linhas de produção já é um fato. Esse fenômeno tornou-se notório inicialmente na agricultura, depois na indústria e, mais recentemente, atingiu os setores de serviços da economia; precisamente aqueles responsáveis por absorver a força de trabalho dispensada nos dois anteriores. Inúmeros são os desdobramentos dessa nova força avassaladora, não apenas do ponto de vista econômico - fornecendo bens e serviços mais baratos e / ou de melhor qualidade, embora sob constante ameaça de desemprego ou precariedade no mundo do trabalho, particularmente nos países pobres e em desenvolvimento – mas também sob várias outras perspectivas (social, saúde, política, etc.), de um ponto de vista interdisciplinar.

Objetivo 10. Redução da Desigualdades

Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles. O mundo é mais desigual hoje do que em qualquer momento da história desde 1940. A desigualdade de renda e na distribuição da riqueza dentro dos países têm disparado, incapacitando os esforços de alcance dos resultados do desenvolvimento e de expansão das oportunidades e habilidades das pessoas, especialmente dos mais vulneráveis.

Inovação Regional Transformadora

É recorrente o diagnóstico de que os Sistemas Nacionais de Inovação têm falhado ao levar em consideração parâmetros ambientais e sociais; na realidade, não foram concebidos para dialogar com tais questões. Estas, sempre foram relegadas na concepção dos Sistemas Nacionais, dado que sua função precípua sempre foi produzir inovações (tecnologias incorporadas em mercadorias ou serviços alocados via mercado, normalmente). A distribuição dessas inovações e, principalmente, seu uso e externalidades desse uso, são questões fora da moldura tradicional. Reorientar os Sistemas Nacionais, colocando problemas ambientais e sociais como núcleos mobilizadores desses Sistemas, que devem produzir tecnologias e inovações transformadoras e disruptivas, descentralizando o desenvolvimento regional ao passo em que trazem sustentabilidade e progresso social.

Objetivo 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Reduzir significativamente todas as formas de violência; reduzir substancialmente a corrupção e o suborno em todas as suas formas; fornecer identidade legal para todos, incluindo o registro de nascimento; assegurar o acesso público à informação e proteger as liberdades fundamentais são algumas metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16.

Avaliação de Políticas Públicas quanto à Gênese da Violência.

Existe uma correlação com a eficácia Institucional na administração de conflitos e sua atuação transparente, responsável e inclusiva. Isso pressupõe que a população de forma geral tem acesso às informações produzidas pelas instituições públicas e que estas mantêm uma política de igualdade no acesso.  Ouvidorias, acesso à informação, recrutamento por concursos públicos com reserva de vagas para minorias, são práticas para refletir a maturidade democrática e a diversidade no planejamento e atendimento à população. São caraterísticas que promovem a elevação da capacidade de entender as necessidades dos usuários. A correspondência com a distribuição urbana e inclusão social devem ser ativas em uma abordagem que busque subsidiar políticas públicas, que ataquem a gênese da violência. Ademais é uma temática de muita regionalidade no cenário geopolítico centrada na américa latina. Parcerias para formulação, implementação e avaliação de políticas setoriais, entre sociedade, estado e academia promovem o melhor entendimento das raízes da violência e de formas alternativas de mitigação.

 Objetivo 4. Educação de Qualidade

Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Desde 2000, houve enorme progresso na promoção do acesso universal à educação primária para as crianças ao redor do mundo. Para além do foco na educação básica, todos os níveis de educação estão contemplados no objetivo de desenvolvimento sustentável 4, que enxerga como fundamental a promoção de uma educação inclusiva, igualitária e baseada nos princípios de direitos humanos e desenvolvimento sustentável. A promoção da capacitação e empoderamento dos indivíduos é o centro deste objetivo, que visa ampliar as oportunidades das pessoas mais vulneráveis no caminho do desenvolvimento.

Recursos Educacionais Abertos de Pesquisa

À medida que as sociedades se tornam progressivamente acumuladoras de conhecimento, elas dependem cada vez mais da capacidade humana de aprender e inovar. O modo como cada nação planeja e realiza a educação de seus cidadãos para torná-los capazes de viver em sociedade e contribuir para o seu progresso, é um tópico de interesse individual, nacional e global. O aprendizado e a inovação são essenciais para o desenvolvimento humano e social, além de fundamentais para a capacidade de uma nação competir num cenário cada vez mais globalizado com demandas em transformação contínua. Nesta perspectiva envolver instituições de pesquisa de novas tecnologias para a cognição e educação promove a criação de alternativas para as demandas sociais referentes à qualidade da educação brasileira. Por meio de experimentos em locais de imersão cultural com o uso de tecnologias de Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Gameficação e Open Courseware e estudar seus efeitos educacionais.

Objetivo 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis

Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Em 2014, 54% da população mundial vivia em áreas urbanas, com projeção de crescimento para 66% em 2050. Em 2030, são estimadas 41 megalópoles com mais de 10 milhões de habitantes. Considerando que a pobreza extrema muitas vezes se concentra nestes espaços urbanos, as desigualdades sociais acabam sendo mais acentuadas e a violência se torna uma consequência das discrepâncias no acesso pleno à cidade. Transformar significativamente a construção e a gestão dos espaços urbanos é essencial para que o desenvolvimento sustentável seja alcançado. Temas intrinsecamente relacionados à urbanização, como mobilidade, gestão de resíduos sólidos e saneamento, estão incluídos nas metas do ODS 11, bem como o planejamento e aumento de resiliência dos assentamentos humanos, levando em conta as necessidades diferenciadas das áreas rurais, periurbanas e urbanas.

Tecnologias para Cidades Sustentáveis

Compreende a criação e consolidação de redes de pesquisa e cooperação tecnológica envolvendo instituições nacionais e internacionais bem como organismos multilaterais e o apoio a projetos de desenvolvimento de tecnologias nas áreas de habitação, saneamento ambiental, mobilidade e sistemas sustentáveis de energia. Destacam ações para o desenvolvimento e avaliação de protótipos quanto à viabilidade técnica econômica do emprego em escala de veículos terrestres e fluviais alimentados por energia solar fotovoltaica para transporte de passageiros e cargas; o fortalecimento da infraestrutura de pesquisa e inovação em novos materiais e técnicas construtivas que contribuam para a descarbonização da indústria da construção civil; incentivo à disseminação de tecnologias e métodos em a áreas portadoras de futuro como Soluções Baseadas na Natureza; e o desenvolvimento de capacidades em projetos de abordagem integrada voltados à implementação em políticas públicas.

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