ENCTI e as Ciências Humanas e Sociais

A Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação -ENCTI, com vigência até 2022, para cada um dos temas apontados como estratégicos

O QUE É

A Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação -ENCTI, com vigência até 2022, prevê para cada um dos temas apontados como estratégicos para alçar o País a um novo patamar de desenvolvimento. A temática da Ciência, Tecnologia e Inovação para Ciências Humanas e Sociais teve seu caráter estratégico reconhecido justamente porque se ocupa das dinâmicas e fenômenos sociais em suas componentes psicológicas, éticofilosóficas, culturais, sociais, políticas, econômicas e artísticas. Ao fazê-lo, as Ciências Humanas e Sociais oferecem substrato indispensável para a promoção do desenvolvimento social sustentável do País. Adicionalmente, como reflexos de uma política científica baseada em conhecimento também científico, tanto o destaque recebido na ENCTI como a criação de uma Coordenação-Geral sobre o tema na nova estrutura do Ministério, são decorrentes do reconhecimento de que o próprio desenvolvimento científico em suas dinâmicas e sua complexa relação com a sociedade e a política, que precisam ser melhor conhecidos.

A colaboração com o Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas – FCHSSA, visa representar uma comunidade acadêmica bastante expressiva no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. A estratégia de implementação em CHS está calcada na realização de estudos, seminários, incentivo à criação de fóruns e redes de pesquisa e apoio a articulação de instituições nacionais e internacionais nas áreas que compõem o tema. Para contribuir com a promoção do desenvolvimento sustentável do País, a partir da perspectiva de que os desafios sociais e ambientais são indissociáveis e devem ser compreendidos e enfrentados a partir da complexidade de suas dinâmicas nacionais e globais. Nesse sentido, a internacionalização e interdisciplinaridade são compreendidas como ferramentas elementares e indispensáveis para o desenvolvimento das CHS no País.

A Coordenação, embasada na ENCTI tem o intuito de identificar e fomentar temas estratégicos, programas estruturantes e ações prioritárias na pesquisa brasileira em ciências humanas, sociais, sociais aplicadas, linguística, letras e artes, com o intuito de potencializar a produção científica da área. Espera-se ainda que o desenvolvimento da área possa contribuir com o avanço na compreensão e delineamento de políticas públicas e particularmente na promoção da inovação das instituições, dos processos organizacionais e do processo de produção no País. Derivados dos apontamentos da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação representam um esforço articulado em PD&I para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e sua agenda universal de crescimento econômico sustentável por meio do combate à pobreza e às desigualdades sociais.

Nome do arquivo Tipo do arquivo Tamanho do arquivo Download
ENCTI 2018 PDF 4374 kb
Voltar ao topo