O que é?

Os projetos vigentes do PROANTAR são os da Chamada MCTI/CNPq/FNDCT 64/2013  PROANTAR que teve por objetivo apoiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e em inovação que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento e a produção científica brasileira de qualidade, a geração de conhecimentos científicos, tecnológicos e em inovação relacionados à Antártica, bem como incentivar a cooperação internacional no âmbito do Programa Antártico Brasileiro - PROANTAR.

Foram aprovados nesta Chamada18 projetos de pesquisa que envolvem estudos voltados a ações preventivas sobre o impacto das mudanças globais na Antártica e suas consequências para o Brasil; previsão meteorológica nacional sobre frentes frias antárticas, bem como monitoramento preventivo da radiação solar e da camada de ozônio; aplicações médicas e farmacêuticas e desenvolvimento de bioprodutos a partir de conhecimentos sobre a biodiversidade; e produção de conhecimento aplicado à gestão governamental para subsidiar o Brasil na tomada de decisões políticassobre a Antártica, inclusive para nosso posicionamento em convenções internacionais. Além da Chamada 64/2013, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera, INCT Criosfera, também atua com projetos vigentes no PROANTAR e tem como objetivo principal integrar a comunidade científica nacional que investiga o papel das geleiras, manto de gelo, gelo marinho e permafrost na Antártica e nos Andes, além de ampliar a área geográfica de atuação do PROANTAR, adquirido experiência em missões científicas em condições extremas.

O INCT Criosfera, integra nove laboratórios associados dedicados ao estudo da variabilidade de diferentes componentes da massa de gelo planetária - Gelo marinho, geleiras, manto de gelo e permafrost. –

Como ter um projeto no Programa Antártico?

O MCTIC e o CNPq lançam chamadas públicas para apoio a projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico específicos para o PROANTAR. Por meio destas chamadas as propostas são selecionadas e passam então pelo sistema de avaliação de pares, o que inclui a análise de consultores ad-hoc, o enquadramento pela área técnica e, finalmente, por um comitê de seleção. Uma vez aprovado em mérito, o projeto é então ranqueado e, a depender dos recursos disponíveis para aquela Chamada, serão apoiados diretamente ou ficarão pendentes de recursos.

A lista final dos projetos aprovados é então repassada ao PROANTAR, já que constituirão os projetos de pesquisa que demandarão planejamento logístico e ambiental adequado.

Legislação

Edital PROANTAR

 

Outras informações

Coordenação geral de Oceanos, Antártica e Geociências

Voltar ao topo