Você quer contribuir para melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas que vivem no semiárido brasileiro?

Você quer contribuir para melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas que vivem no semiárido brasileiro?

O que é?

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) está buscando pesquisadores, desenvolvedores e fornecedores de sistemas de dessalinização de água para formar um cadastro de soluções tecnológicas que podem amenizar as severas condições de vida impostas pela seca na região do Semiárido Brasileiro.

Esta região representa 12% da população brasileira (27 milhões de pessoas), se estende por 12% da área do País (1,03 milhão de km2), está distribuída por 09 Estados da Federação e é caracterizada pelo clima seco, com poucas e irregulares chuvas, além de elevada evapotranspiração.

Embora haja água disponível no subsolo de grande parte do Semiárido Brasileiro, a água lá existente não é, em grande parte, apropriada para o consumo humano, e encontra limitações para aplicação em agropecuária familiar, dentre outros usos, por se tratar de água salobra. Por isso, uma das ações em que o MCTIC está engajado para propiciar melhores condições de vida a esta população é a dessalinização de água do subsolo do Semiárido.

Dentro desse contexto e tendo em vista que o MCTIC reconhece a existência de inúmeras informações esparsas provindas de diversas fontes sobre tecnologias e métodos para dessalinização de água, identificamos a necessidade de um cadastro para reunir todas essas informações em um único banco de dados.

Essa base de informações servirá para auxiliar o MCTIC a identificar todas as soluções tecnológicas disponíveis para dessalinização de água, os respectivos graus de desenvolvimento tecnológico (pesquisa, desenvolvimento e/ou exploração comercial) e as melhores aplicações de cada uma para, em momento futuro, definir as políticas mais apropriadas para elas.

Dúvidas poderão ser esclarecidas pelo e-mail dessalinizacao@mctic.gov.br ou pelo telefone +55 (83) 3315 6440 ou 3315 6420 com Luize Frances ou Fabiane Rodrigues.

Voltar ao topo