Agências

ico AEB
Saiba mais
Missão:

Capacitar o País para desenvolver a ciência e utilizar tecnologias espaciais para a solução de problemas nacionais em benefício da sociedade brasileira, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida por meio da geração de riqueza e oferta de empregos, da ampliação da consciência sobre o território nacional e da melhor percepção e gestão ambiental.

Área de Atuação:
  • Implementação da Política e do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNDAE e Pnae);
  • Coordenação do Sistema Nacional das Atividades Espaciais (Sindae);
  • Promoção do desenvolvimento industrial de bens e serviços, da pesquisa e inovação, de recursos humanos e das relações internacionais para o setor espacial;
  • Certificação, normalização e fiscalização das atividades espaciais no Brasil.
Contribuição Social:

A aplicação das tecnologias espaciais amplia o acesso às telecomunicações, promove o uso sustentável dos recursos naturais, permite maior e melhor acompanhamento das mudanças ambientais e climáticas, dá mais rapidez e eficácia no enfrentamento dos desastres naturais, melhora a vigilância nas fronteiras secas e marítimas, reduz as desigualdades regionais e promove a inclusão social.

Saiba mais: http://www.aeb.gov.br/

ico ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações
Saiba mais
Missão:

Regular o setor de telecomunicações para contribuir com o desenvolvimento do Brasil.

Área de Atuação:
  • Política nacional de telecomunicações;
  • Administração do espectro de radiofrequência e o uso de órbitas;
  • Composição administrativa dos conflitos de interesses entre prestadoras de serviços de telecomunicações;
  • Exercer, relativamente às telecomunicações, as competências legais em matéria de controle, prevenção e repressão das infrações de ordem econômica.
Contribuição Social:

A Agência trabalha com o objetivo de desenvolvimento das telecomunicações do País de modo a dotá-lo de uma moderna e eficiente infraestrutura de telecomunicações, capaz de oferecer à sociedade serviços adequados, diversificados e a preços justos, em todo o território nacional.

Saiba mais: http://www.anatel.gov.br/institucional/

ico CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear
Saiba mais
Missão:

Garantir o uso seguro e pacífico da energia nuclear, desenvolver e disponibilizar tecnologias nucleares e correlatas, visando o bem-estar da população.

Área de Atuação:

A Cnen atua nas áreas de radioproteção e segurança nas aplicações da energia nuclear para fins pacíficos.  Realiza também atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias nucleares e correlatas.

Contribuição Social:

Fazer com que um número cada vez maior de brasileiros usufrua com total segurança dos benefícios da energia nuclear.

Saiba mais: http://www.cnen.gov.br/

ico CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Saiba mais
Missão:

Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o desenvolvimento sustentável e a soberania nacional.

Área de Atuação:

N/A

Contribuição Social:

O CNPq pauta suas ações na grandeza territorial e na diversidade regional do Brasil. Dessa forma, planeja e executa políticas públicas com foco nos desafios enfrentados pela humanidade, pensando soluções em escala nacional, mas considerando, também, nossas necessidades regionais. As parcerias internacionais são indispensáveis para o enfrentamento dos desafios comuns à população do mundo globalizado.

Saiba mais: http://www.cnpq.br

Voltar ao topo