Conexão Mata Atlântica

Projeto GEF Recuperação e Proteção dos Serviços de Clima e Biodiversidade do Corredor Sudeste da Mata Atlântica

O que é?

O projeto é financiado com recursos do GEF (Global Environment Facility), tendo o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como agência implementadora e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC) como órgão executor dos recursos, em parceria com os governos estaduais do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que também assina o Convênio de financiamento não-reembolsável, é responsável pela coordenação geral do projeto, além de implementar os sistemas de monitoramento e avaliação e de presidir o Comitê de Coordenação Institucional (CCI).

O objetivo do projeto é recuperar e preservar serviços ecossistêmicos associados à biodiversidade e captura de carbono da floresta, em zonas prioritárias do Corredor Sudeste da Mata Atlântica brasileira. O projeto complementará esforços dos governos estaduais de proteção de unidades de conservação e incentivará a participação de proprietários de terras privadas num manejo sustentável da paisagem florestal, através da promoção de atividades de restauração ecológica de florestas nativas e regeneração natural assistida da floresta. As atividades do projeto estarão dirigidas a aumentar os estoques de carbono, promover a conservação de habitat necessário para a conservação da biodiversidade mediante a reconexão de fragmentos florestais, fortalecer a resiliência dos ecossistemas, e fortalecer a capacitação institucional dos organismos públicos e privados que participam do projeto. O projeto está organizado em 03 (três) componentes:

Componente 1: Fortalecimento da capacitação institucional para manejo e monitoramento dos estoques de carbono e da biodiversidade. O projeto irá apoiar a adoção de modelos de mensuração, capacitação para atualizar bases de dados e operacionalização de monitoramento do uso da terra. O componente 1 irá focar no desenvolvimento da pesquisa necessária para gerar modelos práticos de manejo de estoques de carbono, gerar dados confiáveis sobre: (i) estoques e sumidouros de carbono em paisagens antrópicas, (ii) biodiversidade, (iii) gestão de recursos hídricos e (iv) iniciativas de mudanças do clima, biodiversidade e manejo florestal sustentado na área do projeto. Para monitorar as mudanças ocorridas na área do projeto este componente irá desenvolver e implementar um sistema de monitoramento de carbono e um de biodiversidade que sejam compatíveis entre si de forma a fornecer resultados das ações do projeto em ambos sistemas que sejam comparáveis. Técnicos estaduais serão capacitados a utilizar estes sistemas, garantindo a sua permanência como instrumento de gestão e integração de políticas públicas de clima e biodiversidade. Este componente irá também estabelecer um sistema de monitoramento por resultados para avaliar os métodos e estratégias utilizadas no projeto como um todo.

Componente 2: Incremento dos estoques de carbono na Bacia do Rio Paraíba do Sul (BRPS): este componente será implantado na BRPS enfocando áreas de maior potencial para aumento de estoques de carbono. As atividades propostas envolvem a restauração de florestas nativas e paisagens produtivas voltadas ao sequestro de carbono e, ao mesmo tempo, conectando fragmentos florestais remanescentes para aumentar o fluxo genético e a conservação da biodiversidade.

Componente 3: Incremento da efetividade e sustentabilidade financeira das unidades de conservação no Corredor Sudeste da Mata Atlântica do Brasil: Este componente terá como objetivo aumentar a efetividade da conservação da MA em existentes e novas unidades de conservação localizadas no Corredor Sudeste da Mata Atlântica, porém fora da BRPS. Os recursos do GEF serão usados para assistência técnica, treinamento e equipamentos para melhorar a efetividade de unidades de conservação participantes, aumentar as paisagens de produção manejadas de forma sustentável mediante sistemas de certificação e a implantação de sistemas de Pagamentos por Serviços Ambientais em zonas com potencial para serem convertidas em reservas naturais privadas.

Nome do arquivo Tipo do arquivo Tamanho do arquivo Download
Portaria MCTIC PDF 53 kb
Voltar ao topo