Forest Investment Program – FIP - Brasil

Projeto de Desenvolvimento de Sistemas de Prevenção de Incêndios Florestais e Monitoramento da Cobertura Vegetal no Cerrado Brasileiro

O que é?

O projeto “Desenvolvimento de sistemas de prevenção de incêndios florestais e monitoramento da cobertura vegetal no cerrado brasileiro” faz parte do Plano de Investimento Brasileiro (BIP) no âmbito do Programa de Investimento Florestal (FIP ), gerido pelo BIRD, cujos aportes de recursos são do Fundo Estratégico do Clima (SCF). 

O SCF tem como finalidade auxiliar países em desenvolvimento a adaptarem  seus modelos de desenvolvimento às realidades impostas pelas mudanças climáticas, de modo a torná-los mais resilientes, além de tratar de outras questões setoriais por meio de programas direcionados. Também visa promover o diálogo entre doadores e países donatários sobre os investimentos ligados às alterações climáticas, além de estimular a participação em ações bilaterais e incentivar a iniciativa privada e a sociedade civil a agirem nessa direção.

Quatro projetos integram o FIP-Brasil, estando dois deles sobre a guarda do MMA, um sob a guarda do MAPA e o Projeto “Desenvolvimento de Sistemas de Prevenção de Incêndios Florestais e Monitoramento da Cobertura Vegetal no Cerrado Brasileiro” sob a guarda do MCTIC. O projeto tem como triplo objetivo fortalecer a capacidade institucional do Brasil para o monitoramento do desmatamento, disponibilizar informações sobre riscos de incêndios florestais e contribuir para as estimativas de cálculos de emissão de GEE oriunda do desmatamento e das queimadas no Cerrado, além de:

  1. Catalisar políticas e ações para facilitar a redução do desmatamento e da degradação florestal;
  2. Contribuir para a redução das emissões e a manutenção dos estoques de carbono;
  3. Fortalecer a capacidade institucional do Brasil para o monitoramento do desmatamento no Cerrado; e
  4. Contribuir para disponibilização das informações sobre riscos de incêndios florestais.

 

Nome do arquivo Tipo do arquivo Tamanho do arquivo Download
Acordo de Cooperação PDF
Voltar ao topo