Plataforma iTEC – Desafios Tecnológicos

O que é?

Criada em 2015, a iTEC é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – SETEC, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC, que visa ao desenvolvimento da inovação aberta com transferência de tecnologia entre as instituições de pesquisa e os setores empresariais. É uma plataforma aberta que promove o encontro de empresas com desafios tecnológicos e organizações provedoras de soluções em um ambiente de colaboração e de geração de negócios para acelerar o desenvolvimento tecnológico de forma prática, assertiva e confiável. Participam empresas com seus desafios ou demandas tecnológicas e empresas e instituições que possuam soluções ou ofertas tecnológicas.

O que são os desafios tecnológicos?

Necessidades ou gargalos tecnológicos estruturados de tal forma a facilitar o entendimento e receber propostas de solução.

Quem pode ser demandante de desafios tecnológicos?

Principalmente empresas (pequenas, médias, grandes empresas, incluindo startups)

Como funciona?

A empresa posta seu desafio, que permanece online por até 3 meses (90 dias). Durante este período é feita a divulgação para que solucionadores visualizem e respondam o desafio com propostas. Após este período o demandante avalia e dá um retorno a todos os solucionadores que submeteram propostas.

Como posso usar a plataforma para postar meus desafios?

Entre no site www.plataformaitec.com.br faça o seu cadastro e da sua empresa para postar o seus Desafios Tecnológicos e buscar potencias Soluções. Etapas para lançar o desafio: Identificar sua demanda; Escrever o desafio na plataforma online; Avaliar as soluções recebidas, por meio de feedback a todas as propostas; Entrar em contato com os solucionadores cuja propostas geraram interesse. Veja mais detalhes de como participar no Guia Prático ( http://www.plataformaitec.com.br/guias/guia-pratico-demandantes.pdf)

Quais são as área e subáreas prioritárias desta plataforma?

1. Nanotecnologia
2. Biotecnologia
3. Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
4. Fármacos e Complexo Industrial da Saúde (CIS)
5. Energia
6. Fomento da Economia Verde
7. Aeroespacial e Complexo Industrial da Defesa (CID)
8. Mineração

O que são as soluções tecnológicas?

Propostas de tecnologias, competências, produtos ou serviços tecnológicos que atendam a uma demanda real de mercado.

Quem pode ser ofertante de soluções tecnológicas?

Instituições Científicas e Tecnológicas públicas e privadas, empresas (startups, micro, pequenas, médias ou grandes empresas) e profissionais independentes.

Como funciona?

Para propor a solução, deve-se identificar na plataforma o desafio de interesse, para o qual tem o potencial de propor uma solução; elaborar e postar a solução; vincular ao desafio; e aguardar a avaliação e retorno do demandante. Veja mais informações sobre como participar no Guia Prático (www.plataformaitec.com.br/guias/guia-pratico-solucionadores.pdf)

Como posso usar a plataforma para postar minhas soluções?

Entre no site www.plataformaitec.com.br faça o seu cadastro e da sua instituição/empresa para postar a sua Solução Tecnológica e buscar potencias empresas interessadas.

Outras informações

Voltar ao topo