Laboratórios Abertos

O que são?

Os laboratórios abertos são ambientes de aprendizagem com equipe multidisciplinar e infraestrutura de acesso livre para auxiliar inventores, empreendedores e startups a desenvolverem, de maneira colaborativa, produtos, processos e negócios inovadores.

Esse instrumento de apoio à inovação vem sendo incentivado pelo Projeto Piloto da Rede SibratecShop de Laboratórios Abertos de Prototipagem e Modelagem de Novos Negócios, desenvolvido por meio de uma parceria entre a SETEC/MCTIC, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A Rede SibratecShop é constituída atualmente por 11 laboratórios de Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTs) que visam facilitar o acesso de empreendedores a equipamentos, softwares e centros de aprendizagem.



                         


Como funciona?

Os clientes terão à disposição máquinas, equipamentos e softwares para desenvolver seus produtos ou processos. Os usuários terão treinamento para uso dos equipamentos e materiais e capacitação em empreendedorismo e gestão. Os laboratórios proporcionam uma rede aberta e colaborativa de instrutores e membros favoráveis ao compartilhamento de ideias e melhores práticas. Clientes também se conectam à rede de investidores e de fomento público e privado.

Quem pode usar?

Os espaços são destinados a:

  • Inventores: usuários que querem desenvolver seus projetos sem a intenção de colocá-los no mercado e devem arcar com os custos do uso da infraestrutura do laboratório;
  • Empreendedores: empresas com boa oportunidade de negócio e caráter inovador, que podem receber apoio financeiro para prototipar seus projetos;
  • Startups, micro e pequenas empresas de base tecnológia, incubadas ou não, também podem receber apoio financeiro para melhorias no protótipo ou novos projetos.

Investimento

Varia de acordo com os projetos apresentados. Subsídio de até 70% para despesas com projetos dos clientes nos laboratórios abertos participantes, conforme regras do Programa Sebraetec.

Voltar ao topo