Fundo Setorial de Saúde

Foco: Estimular a capacitação tecnológica nas áreas de interesse do SUS (saúde pública, fármacos, biotecnologia, etc.), aumentar os investimentos privados em P&D, promover a atualização tecnológica da indústria brasileira de equipamentos médicos-hospitalares, difundir novas tecnologias que ampliem o acesso da população aos bens e serviços na área de saúde. 

Executores: Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. 

Origem dos Recursos: 17,5% da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico - CIDE, cuja arrecadação advém da incidência de alíquota de 10% sobre a remessa de recursos ao exterior para pagamento de assistência técnica, royalties, serviços técnicos especializados ou profissionais instituída pela Lei nº 10.168, de 29/12/2000.

Membros

Portaria MCTI nº 722, de 21 de fevereiro de 2020. Alteração de membros realizadas pelas Portarias MCTI nº 176, de 1º de março de 2021 (SBPC, ABC e CNI), nº 530, de 11 de junho de 2021 (MS), e nº 5.900, de 16 de maio de 2022 (MS).

Alteração para recomposição dos presidentes dos Comitês Gestores dos Fundos Setoriais realizada pela Portaria MCTI nº 289, de 30 de março de 2021.

 

MARCELO MARCOS MORALES

MCTI  - Presidente

SANDRA DE CASTRO BARROS

Ministério da Saúde - MS

ANTÔNIO BARRA TORRES

Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa

MARCELO DE PAULA NEVES LELIS

Fundação Nacional de Saúde - Funasa

RICARDO ROSA

Financiadora de Estudos e Projetos - Finep

RAQUEL DE ANDRADE LIMA COELHO

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

CARLOS AUGUSTO GRABOIS GADELHA

Segmento acadêmico-científico/SBPC

MAURO MARTINS TEIXEIRA

Segmento acadêmico-científico/ABC

EDUARDO CALDERARI

Setor industrial/CNI

FRANCO PALLAMOLLA

Setor industrial/CNI

Publicações

Nome da Categoria | X registros
Voltar ao topo