Modelagem Climática e Vulnerabilidades Setoriais à Mudança do Clima no Brasil

Livro aborda projeções de cenários climáticos e analisa impactos futuros

O livro Modelagem Climática e Vulnerabilidades Setoriais à Mudança do Clima no Brasil, publicado em 2016 pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, apresenta a projeção dos cenários climáticos e analisa impactos futuros associados à essas mudanças. Os relatórios gerados por meio de simulações respaldam os estudos sobre vulnerabilidade apresentados na Terceira Comunicação Nacional do Brasil à Convenção-Quadro das Nações Unidas Sobre Mudança do Clima, mais conhecida como Convenção do Clima, pela sigla UNFCCC (United Nations Framework Convention on Climate Change).

Divididos em dez capítulos, o título aborda o modelo brasileiro do sistema terrestre para cenários de mudanças climáticas globais, apresenta simulações em alta resolução dessas mudanças para a América do Sul, analisa a cobertura vegetal nativa nos diversos biomas brasileiros. Os impactos e as vulnerabilidades das mudanças do clima sobre a agricultura, os recursos hídricos, o setor de energia renovável e a saúde no Brasil são analisados em capítulos específicos. O índice de vulnerabilidade aos desastres naturais no Brasil e a adaptação das cidades brasileiras também são contemplados.

A publicação é resultado da parceria entre a pasta, a Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas aos Desastres Naturais (Cemaden).

Clique aqui e baixe o livro na íntegra.

Voltar ao topo