Sistema de Registro Nacional de Emissões (SIRENE)

Disponibiliza resultados dos inventários nacionais de emissões antrópicas e outras informações correlatas

 

O QUE É?

O Sistema de Registro Nacional de Emissões (SIRENE) é um sistema computacional cujo objetivo principal é disponibilizar os resultados do Inventário Nacional de Emissões Antrópicas por Fontes e Remoções por Sumidouros de Gases de Efeito Estufa não Controlados pelo Protocolo de Montreal. Nele também são disponibilizadas as informações relacionadas a outra iniciativa de contabilização de emissões, as Estimativas Anuais de Emissões de Gases de Efeito Estufa.

Instituído pelo Decreto Nº 9.172/2017 e desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Tecnologiae e Inovações (MCTI), este sistema tem por missão conferir segurança e transparência ao processo de confecção de inventários de emissões de gases de efeito estufa.

Além disso, é uma ferramenta de suporte à tomada de decisão no âmbito de políticas, planos, programas e projetos na área de mudança do clima – no que tange a geração de conhecimento científico e adoção de medidas de mitigação.

O SIRENE apresenta os resultados de emissões no Brasil de todos os gases de efeito estufa não controlados pelo Protocolo de Montreal (CO2, CH4, N2O, CF4, C2F6, HFC-23, HFC125, HFC134a, HFC143a, HFC152a, SF6, CO, NOx e NMVOC) para os setores Resíduos, Agropecuária, Uso da Terra, Mudança do Uso da Terra e Florestas, Energia e Processos Industriais e Uso de Outros Produtos.

Nele, pode-se acessar a série temporal, que se inicia em 1990, de emissões referente aos últimos resultados publicados no Inventário Nacional, como parte da edição mais recente da Comunicação Nacional do Brasil à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês). Por meio da ferramenta de filtros, é possível visualizar os resultados por edição de publicação, por tipo de gás, por setor e por unidade federativa, entre outras variações. O sistema permite exportar os dados dos gráficos e tabelas para Excel.

 

Acesse o infográfico e conheça mais detalhes sobre o SIRENE

BASE METODOLÓGICA

A base metodológica utilizada para o cálculo das emissões de gases do efeito estufa são os documentos elaborados pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (Intergovernmental Panel on Climate Change – IPCC na sigla em inglês): "Revised 1996 IPCC Guidelines for National Greenhouse Gas Inventories", "Good Practice Guidance and Uncertainty Management in National Greenhouse Gas Inventories" e "Good Practice Guidance for Land Use, Land Use Change and Forestry". Algumas das estimativas já levam em conta as orientações metodológicas do documento "2006 IPCC Guidelines for National Greenhouse Gas Inventories". A metodologia para os cálculos de emissões está detalhada nos relatórios de referência setoriais dos inventários nacionais.

 

Conheça também a Comunicação Nacional do Brasil à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, o Relatório de Atualização Bienal e o relatório de Estimativas Anuais.

Voltar ao topo