Bioeconomia

O que é

A Bioeconomia surge como resultado de uma revolução de inovações fundamentadas nas ciências biológicas, que culminam no desenvolvimento de produtos, processos e serviços mais sustentáveis.

As oportunidades para o crescimento mundial da Bioeconomia estão relacionadas ao aumento da população e ao seu envelhecimento, à necessidade de ampliação da oferta de alimentos, saúde, energia e água potável, entre outras.

Assim, espera-se que a Bioeconomia contribua para o desenvolvimento de soluções para a saúde humana, a segurança hídrica, energética e alimentar, químicos renováveis, aumento da produtividade agropecuária e energética, desenvolvimento de processos industriais de menor impacto ambiental e a criação de empresas de base biotecnológica e empregos altamente qualificados. Para o melhor uso e aproveitamento dos recursos naturais e das tecnologias, sem comprometer a sustentabilidade dos ecossistemas, são necessários planejamento e políticas públicas direcionadas para o avanço tecnológico nas diferentes áreas.

Para tanto, contribuímos para a formulação de políticas e definição de estratégias com vistas ao desenvolvimento científico e tecnológico da Bioeconomia, visando o estabelecimento de uma agenda comprometida com a expansão da pesquisa e da inovação que envolva governo, empresas, academia e a sociedade civil.

Legislação

Lei no. 13.243/2016 (Marco legal de Ciência, Tecnologia e Inovação)

Lei no. 13.123/2015 (Lei da Biodiversidade)

Decreto no. 8.772/2016 (Regulamenta a Lei da Biodiversidade)

Outras informações

Endereço:

Esplanada dos Ministérios, Bloco E  Zona Cívico-Administrativa, Brasília, DF, CEP: 70067-900

E-mail: bioeconomia@mctic.gov.br

Telefone: (61) 2033-7827

Voltar ao topo